fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de março de 2016

A PRIMAVERA DE 2016 É A MAIS PRECOCE DOS ÚLTIMOS 120 ANOS

Dia 20 de março é o primeiro dia de primavera em 2016
No espaço de uma semana tudo pode acontecer: começa a primavera, chove e faz sol e chove outra vez, temos uma Lua cheia, uma mudança de hora e a Páscoa. Mas cada coisa a seu tempo.

Ainda que o fim de semana seja de chuva, os dias soalheiros de março já vinham anunciando a chegada da primavera. Este domingo, pela madrugada, as posições dos astros vão marcar o início oficial da estação das flores e das andorinhas. Daqui oito dias, com chuva a marcar o fim da semana, muda a hora – exatamente no Domingo de Páscoa.

Precisamente às 4h30 (hora de Lisboa) de dia 20 março acontece o equinócio da primavera, o momento em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste, explica o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Também é por esta altura que o dia e a noite têm aproximadamente o mesmo número de horas. O equinócio de março é o momento escolhido para anunciar o início da primavera no hemisfério norte – e o início do outono no hemisfério sul.

O primeiro dia de primavera, que nos habituámos a dizer que é no dia 21 de março, às vezes também calha ser no dia 20. Na verdade, a última primavera a 21 foi em 2007 e só voltará a acontecer em 2102, refere o site Earth Sky. Este ano, dependendo do fuso horário, alguns países vão entrar na primavera ainda no dia 19. Desde 1896 que uma primavera não começava tão cedo, refere o mesmo site, lembrando que isso pode ser justificado por este ano ter tido mais um dia (29 de fevereiro).

O facto de só contarmos 365 dias por ano, mas o ano ser na verdade 365 dias mais um quarto, faz com que nos anos bissextos a primavera comece mais cedo. A tendência vai manter-se nos próximos anos, refere o site Earth Sky. Em 2020 será às 3h50 e em 2024 às 3h06, em ambos os anos no dia 2o. No ano 2044 teremos a primeira primavera deste século a começar no dia 19, às 23h20. Mas a primavera mais precoce do século será a de 2096, que começará às 14h03. Como 2100 não é um ano bissexto (coisas do Papa Gregório XIII que inventou o calendário que usamos), a primavera volta a começar quase um quarto de dia mais tarde.

O equinócio de março não serve apenas para marcar o início da primavera, a igreja Católica serve-se dele para marcar o Domingo de Páscoa, que acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que sucede ao equinócio. E a primeira Lua cheia é já no dia 23 de março, quarta-feira.

O Domingo de Páscoa é também o último domingo do mês de março e, como tal, o dia em que se adiantam 60 minutos aos relógios nacionais – o continente e o arquipélago da Madeira adiantam a hora à 1 hora da madrugada (para as 2 horas) e o arquipélago dos Açores à meia-noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot