fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PE. SILVINO AMARAL CELEBRA HOJE O SEU 80º ANIVERSÁRIO / 05-02-1934 – 05-02-2014

Nasceu a 5 de Fevereiro de 1934 no Morro, Vila da Povoação, Silvino Amaral, Filho de Júlio d’Amaral e de Maria de Lurdes Medeiros.

Em 1946, entra no seminário de Angra do Heroísmo, onde a vocação derivou da sua educação familiar, principalmente da parte da mãe. Para além disso, o seu irmão mais velho havia ingressado no seminário mas voltou cedo sem chegar a conclui-lo. Nessa altura Silvino Amaral muito desgostoso prometeu-se que se fosse também para o seminário tudo faria para chegar ao fim.

Os estudos foram financiados por um tio e também seu padrinho de Batismo, o Padre Silvino Raposo. Seguiram-se 12 anos de Seminário, num ambiente de rigor e disciplina, que ainda lhe despertou mais a vocação. Depois veio a colocação na Sé de Angra, por um período de um ano, no chamado post-seminário, um ano que o próprio adjetivou de muito exigente, em que exercia a pastoral estando também encarregue do sector dos jovens, para concluir com exames finais.

O Pe. Silvino Amaral foi Ordenado a 15 de Junho de 1958 pelo Bispo D. Manuel Afonso de Carvalho.

Foi na Povoação, a 29 de Junho de 1958, quando estava de férias, após ser Ordenado, e antes de fazer o Post-Seminário que celebrou a sua Missa Nova.

A 1 de Agosto de 1959 foi para a freguesia da Ribeira Quente, substituir o Pe. Antero Jacinto de Melo, que era natural da Ribeira Quente e encontrava-se à espera de visto para emigrar.

Na Ribeira Quente desenvolveu a sua ação pastoral, quer como pastor sempre atento aos problemas da sua comunidade, sobretudo dos mais desfavorecidos, quer como grande pedagogo, sabendo ocupar um lugar junto do povo, sendo a “voz dos sem voz”. A ele se deve a restauração da Igreja Paroquial e a construção, de raiz, do Centro Social e Paroquial.

Um dos aspetos mais salientes na obra do Padre Silvino Amaral foi a sua paixão pelo desenvolvimento socio-cultural da população da Ribeira Quente.

De entre as distinções recebidas destaca-se o agraciamento pelo Presidente da República, com a Ordem de Mérito, no dia 10 de Junho de 1998.

Fazer 80 anos com tanto vigor e saúde é uma dádiva divina. A sua vida tem sido um exemplo de luta, determinação, superação e fé! E o Pe. Silvino Amaral chega aos 80 anos com bom humor e alegria de quem sabe o valor das coisas certas.

Que DEUS lhe abençoe Pe. Silvino Amaral, com saúde e alegria, e, mesmo nos momentos mais difíceis e inevitáveis, possa contar com ELE que é o verdadeiro amigo de todas as horas.

Um Olhar Povoacense deseja ao Pe. Silvino Amaral muitos PARABÉNS, que muitos mais anos se sigam na nossa presença!

2 comentários:

  1. Um grande abraço enorme ao meu querido amigo Padre Silvino. Sou o guarda, Nelson, ex-guarda fiscal na ribeira Quente nos anos 1970 a 1975

    ResponderEliminar
  2. parabens ao nosso padre silvino e que venham muitos mais

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot