fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

II ENCONTRO DA CPCJ DA POVOAÇÃO FOI UM SUCESSO

O II Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Povoação foi um sucesso sem precedentes. O acontecimento que ficou marcado pela grande adesão de jovens, técnicos e autoridades locais encheu o Auditório Municipal com uma grande concentração de especialistas de várias áreas de referência que acrescentaram, sobremaneira, mais-valia ao evento. “Adolescência no Século XXI” foi o tema a ser explorado nesta edição que expôs diversas problemáticas enfrentadas pelos jovens e seus familiares, nos dias de hoje.

Um dos dados a ter em conta é a taxa de gravidez precoce que ainda continua a ser elevada nos Açores em relação ao restante território nacional, apesar de ter vindo sempre a decrescer desde 2005. Os dados mais recentes datam de 2012 e revelam que os Açores detêm uma taxa de gravidez precoce de 10,8, comparativamente à do continente que se fica pelos 6,0 e da Madeira que não passa dos 4,9 por cento. No entanto, Adelino Dias, o médico e Presidente da Associação de Planeamento Familiar (APF), mencionou, quando apresentou a estatística, o muito já foi feito neste campo, relembrando o trabalho desenvolvido pela APF e recordando que, em 2005, a percentagem estava muito acima dos 18 por cento.

O médico, que também pertence ao corpo clínico do Centro de Saúde de Povoação, deu igualmente a conhecer a taxa de interrupção voluntária da gravidez nos Açores, já com dados de 2013. De acordo com a APF, no ano passado foram feitos, no arquipélago, 3 abortos em crianças e jovens com idades compreendidas entre 10 e 14 anos e realizadas 28 interrupções de gestação em adolescentes que tinham entre 15 e 19 anos. Por isso, Adelino Dias explicou que “quando o corpo está preparado, mas a cabeça não” é, provavelmente, a melhor definição da sexualidade na adolescência. No entanto, clarificou que quando os jovens recebem informação acertada sobre Educação Sexual, muitos deles começam, efetivamente, mais tarde a sua atividade sexual. Nesse sentido, Rita Palma, também da APF, referiu que os jovens devem conhecer bem o seu corpo antes de se iniciarem numa vida sexualmente ativa. A Psicóloga Educacional demonstrou que, apesar da informação abundante, existem ainda muitos tabus e mitos que contribuem para que Açores continuem a registar uma elevada taxa de gravidez na adolescência.

Já Célia carvalho, Psicóloga Clínica e professora da Universidade dos Açores, elucidou que o campo das emoções dos adolescentes ainda é muito imaturo. “A maturação do córtex frontal dá-se ao 25 anos”, logo, refere a psicóloga, “pedir a um adolescente para pensar no que fez de errado é como pedir a uma criança de 3 anos que faça contas de dividir e multiplicar”.

Célia Carvalho discursou sobre “Inteligência Emocional na Adolescência” e deu a conhecer os estudos que estão a ser realizados na Universidade dos Açores nesse campo. O programa onde se inserem estes estudos chama-se “alinha com a vida” e tem como objetivo proporcionar e desenvolver competências socio-emocionais nos alunos abrangidos pelo estudo. Este programa de competências abrange escolas de Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande e decorre semanalmente, durante 9 sessões.

Amélia Botelho, professora da Canto da Maia e enquanto coordenadora do projeto, apresentou o ENLACE; um projeto de combate ao abandono escolar que já vai no seu segundo ano de vida e que tem conseguido cativar muitos jovens em risco de abandono escolar.

Os advogados da ACRA, Luís Resendes e Paulo Fonseca abordaram a questão do consumo inteligente e os Psicólogos Ruben Santos e Joana Barros falaram dos jovens de hoje, dos desafios educacionais e da intervenção feita com adolescentes e famílias em conflito.

Na ocasião, Joana Barros propôs, ao público presente, uma viagem à adolescência, através de uma carta onde este expressasse os seus medos e a suas inseguranças, como método terapêutico.

Recorde-se que na cerimónia de abertura do II Encontro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Povoação marcaram presença Rui Melo, Vereador do Pelouro da Cultura, Desporto e Turismo; Lina Vieira, Presidente da Comissão da CPCJ da Povoação; Nélia Amaral, em representação da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e Maria da Graça Teixeira, Diretora Regional da Educação.

O II Encontro da CPCJ da Povoação foi composto por dois painéis mediados por Marta Barreto, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social dos Açores e Pilar Damião, Diretora Regional da Juventude.

Fonte/Fotos: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot