fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de março de 2024

SOCIEDADE MUSICAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CELEBRA 130 ANOS

A 18 de abril de 1894 nascia na pequena freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, a Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus (SMSCJ). No ano em que comemora o seu 130o aniversário, esta instituição prepara-se para apresentar diversos projetos de forma a poder comemorar este aniversário de forma digna e memorável.


O início das comemorações é já no próximo dia 22 de março, pelas 20h30, dia em que a SMSCJ apresenta ao público o seu concerto “Mater Salvatoris”, a II edição do concerto Ressurection. Este evento que decorrerá na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Faial da Terra, pretende mostrar o papel de Maria, mãe de Jesus, na ressurreição do Senhor. A entrada é gratuita.

A Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, para além de ser uma instituição centenária, tem tido um papel preponderante na pequena freguesia do Faial da Terra, apelidada por Gaspar Frutuoso como “O Presépio da Ilha”. Esta instituição, atualmente composta por 36 músicos, tem tido o cuidado de ao longo do seu percurso tentar quebrar as barreiras musicais impostas às filarmónicas.


Combatendo as dificuldades inerentes ao facto de estar sediada numa freguesia pequena, afastada dos grandes centros, esta instituição tem tido como prioridade chamar os jovens a fazerem parte das suas fileiras, com uma escola de música orientada para as necessidades e dificuldades dos mesmos.


Uma prioridade desta instituição é fomentar um ambiente “familiar” entre os seus músicos e dirigentes, “Somos uma família! Tentamos que os nossos músicos mantenham os valores e ideias desta instituição dentro de um ambiente familiar onde se cultiva o respeito pelo próximo, a responsabilidade e acima de tudo o amor pela música”, disse João Pedro Resendes, maestro da SMSCJ.


Para além do concerto do próximo dia 22 de março, a filarmónica está também a trabalhar na segunda edição do projeto “DESAFIOS”, iniciado no ano passado e que “pretende apresentar peças de dificuldade elevada, desafiando os nossos músicos e tirando-os da sua zona de conforto”, diz João Pedro Resendes. A data deste concerto será anunciada em breve.


Mais projetos irão ser preparados até ao final do ano para comemorar de forma digna estes 130 anos de história e música na comunidade faialense.


Convidamos todos os interessados a darem um passeio ao Presépio da Ilha no próximo dia 22 de março e presenciarem um espetáculo musical único, preparado de forma cuidada e a pensar no espetador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot