fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

MUDANÇA DA HORA NÃO DEVIA TER ACABADO?

Reprodução do filme "Hugo"

Este é um tema que gera muitas discussões, pelo menos duas vezes por ano. Este fim de semana, vamos voltar a alterar a hora, para o horário de verão, o que significa que no sábado, dia 30 de março, os ponteiros do relógio vão avançar uma hora. Ou seja, às 01h00, o relógio vai avançar para as 02h00.

Este hábito de adaptar os relógios às horas de sol teve início em 1916, na Alemanha, como forma de economizar na iluminação artificial. Portugal seguiu o exemplo e, no mesmo ano, passou a mudar os relógios duas vezes por ano, com algumas interrupções pelo meio.

Como o assunto sempre levantou muita discussão, em 2018 foi realizado um inquérito europeu online, em que se perguntou aos cidadãos qual era a sua preferência. Esta sondagem quase deu por terminado o hábito de mudar para o horário de verão ou de inverno, pelo menos nos países da União Europeia, já que a maioria dos inquiridos preferia ficar no horário de verão.

No entanto, a decisão de terminar com a mudança da hora acabou por ficar em suspenso devido à pandemia por Covid-19 e não houve qualquer atualização sobre o assunto até hoje.

Mas será que a mudança de hora tem impactos diretos na nossa saúde? Segundo os especialistas, a mudança da hora afeta o nosso relógio biológico, o que obriga o organismo a ajustar-se, durante alguns dias, aos novos horários.

Outro pormenor a ter em conta é que, ao permanecermos com o horário de verão, significa que no inverno só iria amanhecer por volta das 09h00, o que poderia ser mais problemático para crianças e adolescentes. O ideal é mesmo estarmos alinhados pela luz do sol.

História de Sónia Ramalho


Fonte: Versa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot