fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 23 de março de 2024

DEGRADAÇÃO NATURAL DOS PARQUES INFANTIS É PREOCUPANTE

É de felicitar e aplaudir o esforço que a Câmara Municipal da Povoação fez para construir parques infantis que tanto o concelho da Povoação estava necessitado, em especial as crianças.


A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades de recreio que deverão estar dirigidas para a educação. A sociedade e as autoridades públicas devem esforçar-se por promover o exercício deste direito - Princípio 7º da “Declaração dos Direitos da Criança” proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 20/11/1959.

Brincar é essencial ao desenvolvimento da criança, é também pelo brincar que uma criança se exprime, aprende, interage com outras e constrói a sua forma de ser e estar. O parque infantil integra-se na definição de espaço de jogo e recreio, que de acordo com o decreto-lei nº379/97 de 27 de dezembro é uma área destinada à atividade lúdica das crianças delimitada física ou funcionalmente, em que a atividade motora assume especial relevância.

O parque infantil da Praça dos Pelames é visitado durante a semana e com maior incidência ao fim de semana, principalmente em dias solarengos, facilmente constatando-se como este e outros parques do concelho da Povoação são usufruídos por dezenas de crianças. 

Este parque infantil revela uma falta de conservação e manutenção por parte da autarquia. Sabendo a autarquia que após várias semanas de mau tempo, imensa pluviosidade, vento e forte ondulação do mar que está ali bem perto, era de esperar que nos primeiros dias de sol a população saísse à rua para usufruir dos espaços públicos, como os parques infantis do nosso concelho. Entende-se por isso, que a manutenção e conservação dos parques deveria ter sido acautelada em tempo útil.

A agravar a situação não existe nenhuma placa a indicar a interdição deste espaço público, até porque apresenta perigo para os utilizadores. E se uma criança se magoar a sério com o parque nestas condições, claro, que os pais têm o direito de apresentar queixa e pedir uma indemnização. Também é certo que os pais devem ser os primeiros a acautelar que os seus filhos não frequentem este espaço nestas condições, mas como sabemos as crianças são persistentes e por vezes não têm consciências do perigo. 

Para bem de todos, que se coloque sinalização em condições a interditar este espaço enquanto não sofre a devida manutenção. 

António Aguiar Simões Temudo.

Foto de: António Aguiar Simões Temudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot