fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de março de 2024

CONCURSO “UMA VIOLA NA CIDADE”

A Sons do Terreio – Associação Cultural lança o concurso “Uma Viola na Cidade”. O concurso traduz-se na escolha de propostas para a realização de uma obra, em calçada portuguesa, alusiva à Viola Terceirense e surge no âmbito das comemorações do “Dia da Viola da Terra” na ilha Terceira. A obra será colocada, de forma permanente, no Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo. Desta forma, pretende-se homenagear aquele que é o instrumento musical mais identitário da ilha Terceira e dos Açores, assim como todos os tocadores e construtores que permitiram que a Viola Terceirense chegasse aos dias de hoje. Pretende-se ainda promover a envolvência de diferentes formas de arte, estimulando e divulgando artistas e designers na criação de um projecto novo, aliado à tradição da calçada portuguesa.


O concurso conta com três fases distintas, ocorrendo a apresentação e início da divulgação do mesmo a 15 de Março. A entrega de propostas será feita no período entre 15 de Março a 31 de Maio (inclusive), ficando a avaliação das mesmas, pelo júri, para o mês de Junho. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 1 de Julho. A execução da obra estará a cargo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, prevendo-se que a inauguração da mesma possa ocorrer em Outubro, no decorrer da semana dedicada à Viola, na ilha Terceira.


O Júri será constituído por sete elementos representando diferentes instituições, nomeadamente, a Sons do Terreiro – Associação Cultural, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, Associação de Juventude Viola da Terra e Miratecarts.


A equipa ou artista vencedor deste concurso receberá um prémio monetário no valor de 250€. Apenas será divulgado o nome do participante vencedor, podendo haver a possibilidade de entrega de Menções Honrosas, se o júri assim decidir.


As propostas (em equipa ou em nome individual) deverão ser entregues, por e-mail, à Sons do Terreiro – Associação Cultural (concurso.viola.na.cidade@gmail.com). O regulamento do concurso poderá ser consultado em


https://drive.google.com/file/d/1EFla6FdC_TsCNQzgcI-

IMwWMs4q3CkOh/view?usp=sharing.


Esta iniciativa decorre em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, contando ainda com o apoio do Governo Regional dos Açores.



REGULAMENTO


1 - Preâmbulo


O presente regulamento destina-se ao concurso de propostas (desenho e projecto) para a realização de uma obra em “calçada portuguesa” alusiva à Viola Terceirense. O referido concurso e obra, resultam da parceria entre a Sons do Terreiro – Associação Cultural e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.


A obra será colocada, de forma permanente, no Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo.


2 - Objectivos 


O presente concurso pretende homenagear aquele que é o instrumento musical mais identitário da ilha Terceira e dos Açores, assim como todos os tocadores e construtores que permitiram que a Viola Terceirense chegasse aos dias de hoje.


Pretende-se ainda promover a envolvência de diferentes formas de arte, estimulando e divulgando artistas e designers na criação de um projecto novo, aliado à tradição da “calçada portuguesa”.


3 - Destinatários


O concurso é aberto a toda a comunidade, em equipa ou em nome individual.


4 - Localização da obra


A obra vencedora ficará localizada, de forma permanente, no Centro Histórico da cidade de Angra do Heroísmo, mais especificamente no passeio do Alto das Covas.


5 - Características do projecto/obra a apresentar


A obra a concurso deverá respeitar os seguintes requisitos:


a) ser original e alusiva à Viola Terceirense;


b) A dimensão máxima do trabalho é de 100x120 cm;


c) prever a realização em “calçada portuguesa”, considerando as características técnicas e de materiais a utilizar;


d) restringir-se ao plano horizontal;


e) apresentar proposta de moldes que possibilitem a sua execução;


f) os trabalhos terão que ser em preto e branco;


g) ter em consideração a especificidade do tema.


6 - Normas de participação


a) Preenchimento completo da ficha de inscrição através do endereço - https://forms.gle/j7sdfgwRdGRHHA9C9 ;


b) Cada participante apenas poderá apresentar a concurso uma única proposta;


c) Os projectos devem ser acompanhados de desenhos à escala 1/50, memória descritiva, maquete física e digital;


d) A participação no concurso implica a aceitação, pelos participantes, de todas as cláusulas do presente Regulamento;


e) O incumprimento de qualquer das Normas de Participação importará a exclusão do participante e a rejeição de qualquer proposta que o mesmo venha a pretender apresentar.


7 - Concretização do projecto


A concretização e realização da obra vencedora em “calçada portuguesa” será da responsabilidade da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, ficando o autor do projecto obrigado a ceder todas as informações necessárias.


A obra premiada, respectivo projecto e direitos de reprodução, ficam pertença da Sons do Terreiro - Associação Cultural e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.


8 - Fases do Concurso


- Apresentação e divulgação do concurso – 15 de Março de 2024.


- Entrega de propostas – de 15 de Março a 31 de Maio de 2024 (inclusive).


- Avaliação das propostas por parte do Júri – Junho de 2024.


- Divulgação de resultados – 1 de Julho de 2024.


9 - Entrega de propostas


As propostas deverão ser entregues, por e-mail, à Sons do Terreiro – Associação Cultural (concurso.viola.na.cidade@gmail.com), até às 23:59 horas do dia 31 de Maio de 2024, acompanhadas da digitalização do Cartão de Cidadão do concorrente. O incumprimento do prazo de entrega ou a falta da documentação requerida poderá levar à exclusão do participante e à rejeição de qualquer proposta que o mesmo venha a pretender apresentar.


10 - Júri


O Júri tem como função apreciar as propostas e atribuir o Prémio correspondente e é constituído por sete elementos representando diferentes instituições:


- Representantes da Sons do Terreiro – Associação Cultural;


- Representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo;


- Representante do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense;


- Representante da Associação de Juventude Viola da Terra;


- Representante da Miratecarts;


O Júri do concurso reserva-se o direito de não atribuir o Prémio estipulado neste Regulamento, caso entenda que nenhuma das propostas revele qualidade suficiente para execução.


A decisão do Júri será tomada por maioria e dela não haverá qualquer recurso.


11 - Prémio


A equipa ou artista vencedor deste concurso receberá um prémio monetário no valor de 250€.


Apenas será divulgado o nome do participante vencedor, podendo haver a possibilidade de entrega de Menções Honrosas, se o júri assim decidir.


12 - Direitos de autor


O participante vencedor fica obrigado a ceder os direitos de autor da respectiva proposta vencedora, assim como os direitos de reprodução, à Sons do Terreiro – Associação Cultural e à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, de acordo com Minuta de Declaração de Cedência de Direitos de Autor (anexo 1) e contra entrega do Prémio indicado no ponto 11 deste Regulamento.


Qualquer reedição posterior deverá ser comunicada, por cortesia, ao autor do projecto. Em todas as peças editadas deverá constar a assinatura do autor do projecto.


Os projectos não premiados serão devolvidos aos seus autores, sendo os direitos sobre estes, pertença dos respectivos autores.


13 – Casos Omissos


Os casos omissos neste Regulamento serão apreciados pela Sons do Terreiro–Associação Cultural.



Anexo1


Minuta de Declaração de Cedência de Direitos de Autor


Eu, ________________________________________________________, residente em ________________________________________________,

com o número de identificação civil ________________, número de identificação fiscal _______________, vencedor do Concurso “Uma Viola na Cidade”, declaro por minha honra que conheço e aceito na íntegra o Regulamento do Concurso.


Mais declaro que, mediante a atribuição do 1o Prémio, cedo todos os direitos sobre a proposta vencedora, apresentada a concurso à Sons do Terreiro – Associação Cultural e à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que assim ficarão proprietárias do referido projecto e detentoras desses direitos, podendo utilizá-los para fins de divulgação e edição, de acordo com o estipulado no Regulamento do Concurso.


Angra do Heroísmo, _____ de _________________ de 2024


________________________________________

(Assinatura igual ao documento de identificação)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot