Em Portugal, foram mais de 22 horas de emissão
televisiva dedicadas à “bicicleta” de CR7
O fantástico pontapé
de “bicicleta” de Cristiano
Ronaldo ainda roda na cabeça de muitos adeptos de futebol
e correu o mundo a uma velocidade vertiginosa: segundo um estudo da Cision, em apenas três dias, foram
publicados, em meios online de todo o planeta (excluindo Portugal), 23.160 artigos mencionando o
nome do “capitão” da seleção nacional. A grande maioria dava natural destaque à
obra de arte com que CR7 bateu Buffon e ajudou o Real Madrid a bater a Juventus, em Turim, no jogo da
primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Espanha foi o país
onde o feito do jogador português teve maior eco. Entre terça-feira – dia em
que foi marcado aquele que é, para muitos, um dos melhores golos da história do
futebol – e quinta-feira, as publicações do país vizinho difundiram 2.487 artigos com referência a
Cristiano Ronaldo. Em Itália,
onde até os adeptos da Juventus aplaudiram o talento do avançado “merengue”,
também os órgãos de comunicação social se renderam ao madeirense, com 2.343 notícias publicadas.
Outro
dado da Cision que
revela que este golo foi, de facto, um fenómeno mundial chega dos Estados Unidos, onde o futebol está
longe de ser o desporto mais mediático. Foram 2.391 as menções a CR7 nos meios online
norte-americanos nos últimos três dias. Na Argentina, país natal do arquirrival Messi, os meios foram mais
comedidos: 327 artigos.
Para se
ter uma ideia de como a “bicicleta” de Turim fez disparar as referências
a Cristiano Ronaldo,
basta fazer uma comparação com a última vez que o craque português apontou dois
golos na Champions.
Foi no dia 14 de fevereiro, em Madrid, contra o Paris Saint Germain. No mesmo
período de três dias, foram, então, publicadas 14.698 notícias com o nome do
melhor marcador da história da seleção nacional, 8.462 menos do que no período
agora em análise.
Em Portugal, os meios online
monitorizados pela Cision dedicaram 1.053 artigos ao golo de Cristiano Ronaldo. Se a isto
juntarmos as 150 publicadas nos
órgãos impressos, 306 na televisão e 31 na rádio, obtemos um
total de 1.540 referências em
três dias. O que realmente impressiona no nosso país é o tempo de antena que os
canais televisivos atribuíram a este assunto, mais de 22 horas e meia entre terça e
quinta-feira. A diferença em relação ao período que se seguiu ao jogo com o PSG
é clara: de 14 a 16 de
fevereiro foram “apenas” uma hora e 25 minutos de exposição nas televisões e um
total de 416 notícias.
O objeto
de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e
software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as
notícias com referência a Cristiano
Ronaldo veiculadas nos mais de dois mil meios de
televisão, rádio, imprensa e online que compõem o espaço editorial português e
em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados
regularmente pela Cision,
pesquisados entre os dias 3 e 5
de abril de 2018 e 14 e 16 de fevereiro de 2018.
Números:
23.160 notícias
online em todo o mundo (excluindo Portugal)
1.540 notícias em
Portugal
150 em imprensa
306 na televisão
31 na rádio
1.053 na internet
22
horas e 38 minutos de emissão televisiva em Portugal
Fotografia: Facebook oficial do Real Madrid C.F.
Povoação, sábado, 7 de abril de 2018
Sem comentários:
Enviar um comentário