fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

FREGUESIAS DOS AÇORES PODEM CANDIDATAR-SE AO PROJETO FREGUESIAS + EFICIENTES ATÉ 15 DE MAIO

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, adiantou, esta tarde, que o programa Freguesias + Eficientes, foi estendido aos Açores, dando a oportunidade às Juntas de Freguesia açorianas de integrarem o projeto, que abrange todo o país, até ao dia 15 de maio.

“A integração das Juntas de Freguesia da Região neste programa nacional resulta do empenho do Governo dos Açores, no sentido de dotar as Juntas de Freguesia de princípios de gestão energética das suas instalações, de forma a melhorar o seu desempenho”, frisou Marta Guerreiro que falava numa sessão de apresentação do mesmo na Junta de Freguesia de Santa Cruz da Lagoa, com a presença do Coordenador da ANAFRE nos Açores.

Segundo a titular da pasta da Energia, este é um programa polivalente que, para além da realização de ações de formação e capacitação, gratuitas, sobre “Eficiência Energética em Espaços Públicos” distribuídas por todas as regiões do país, dará também acesso a uma plataforma online de gestão energética para todas as instalações das Juntas de Freguesia.

O projeto inclui ainda um concurso que “pretende distinguir as Juntas de Freguesia que consigam alcançar as maiores reduções nos seus consumos energéticos, servindo, assim, de exemplo para divulgação a nível nacional”, salientou a governante.

Para as Juntas de Freguesia, a inclusão neste projeto significa que estas “possam reduzir a sua fatura energética, ao mesmo tempo que contribuem para a minimização dos impactos ambientais associados às melhores práticas de eficiência energética, com repercussões positivas em toda a Região”, explicou Marta Guerreiro.

A Secretária Regional reforçou que a participação dos Açores, em programas desta natureza, “demonstra a vontade do Executivo Regional em atuar estrategicamente, em parceria com toda a comunidade, de forma a tornar a energia num vetor consolidado para o desenvolvimento sustentável e descarbonizado da nossa Região”.

“Não temos dúvidas de que este é mais um programa que permitirá impulsionar uma mudança no paradigma energético: se começarmos a fazer a diferença a nível local, as repercussões positivas serão, certamente, a nível regional”, acrescentou.

Marta Guerreiro referiu, ainda, que “a Eficiência Energética, através de processos simples, mas fundamentais, traz importantes contributos para a implementação integrada de uma política energética, articulada com uma visão moderna de competitividade e de geração de riqueza, tornando os Açores mais fortes, mais dinâmicos e mais coesos”.

A Direção Regional da Energia está disponível para apoiar ou esclarecer qualquer dúvida relacionada este programa, que é promovido pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional).

Os interessados podem obter mais informações através do endereço eletrónico http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/.

GaCS/HMB

Povoação, sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot