fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2018

FALECEU O POVOACENSE PADRE ANTÓNIO DE MEDEIROS PAIVA (1925-2018)


Faleceu no passado dia 9, nos E.U.A., com 92 anos de idade, o povoacense PADRE ANTÓNIO MEDEIROS PAIVA. Nasceu na Lomba do Botão, Povoação, a 26 de Dezembro de 1925. Era filho de José de Medeiros Paiva e de Ermelinda da Costa. Neto paterno de António de Medeiros Paiva e de Maria Isabel do Carmo e materno de Manuel Pacheco e de Rosa da Costa. Foi Baptizado na Igreja da Matriz da Povoação no dia 1 de Janeiro de 1926, tendo como padrinhos Manuel de Medeiros Paiva e sua esposa Maria José Brandão. Foi crismado na mesma Igreja Matriz no dia 19 de Março de 1935, sendo seu padrinho o Pe. Simão de Medeiros Paiva.

Depois de ter frequentado a Escola Primária na Lomba de Botão, ingressou no Seminário de Angra do Heroísmo no ano lectivo 1938-193. Ali permaneceu durante oito anos, indo depois terminar o curso de Teologia no Seminário Universidade de Santa Maria, Baltimore, Maryland, Estados Unidos da América.

Foi ordenado Sacerdote no dia 11 de Junho de 1949, ficando incardinado na Diocese de Providence, Rhode Island. A Missa Nova foi celebrada na igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus, Povoação, aos 3 de Julho de 1949.

Foi Pároco-assistente da Igreja de Santo António, em Pawtucket, Rhode Island, e da igreja de S. Francisco Xavier, East Providence, Rhode Island. Pároco (Pastor) durante mais de 25 anos da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Providence, Rhode Island, paróquia onde permaneceu até Junho de 2001, altura em que passou à situação Pastor Emérito.

        As Bodas de Ouro Sacerdotais do padre António Paiva, foram celebradas no dia 13 de Junho de 1999. Foi um grande benfeitor da igreja de Nossa Senhora de Fátima da Lomba do Botão, Povoação. A ele se fica a dever todo o mármore da capela-mor do templo, bem como ofertas monetárias e alguns paramentos, feitas ao longo dos anos.

        Ele foi o benfeitor do Padre Octávio durante todo o curso do Seminário. Reconhecido por toda a sua generosidade, o Pe. Octávio associou-se às suas Bodas de Ouro Sacerdotais, enviando-lhe um telegrama do seguinte teor:
       
        Nunca se fica desobrigado quando a dádiva é grande e perdura. É o que sinto para consigo. Felicidades. Padre Octávio”.
       
        Hoje, dia em que recebi a notícia da “sua partida” para o Pai, “envio-lhe o mesmo telegrama”. DEUS TE PAGUE, PADRE PAIVA.
       
        P. Octávio de Medeiros

Povoação, quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot