fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

PLANO E ORÇAMENTO DE 2015 POVOACENSE SEM AUMENTO DE IMPOSTOS

Continuar a reduzir a dívida a terceiros; diminuir os custos de funcionamento; cumprir com o limite de endividamento líquido e reforçar o investimento em programas sociais, serão novamente os grandes objetivos que irão nortear o Plano e Orçamento para 2015 da Câmara Municipal da Povoação, aprovado na última reunião da Assembleia.

O Plano e Orçamento para 2015 fica também registado como o sexto consecutivo do novo executivo, liderado por Carlos Ávila, sem aumento direto de impostos aplicados, pela Câmara da Povoação, às famílias e às empresas do município.

Mais de 6,5 milhões de euros é quanto a autarquia povoacense tem ainda de dívida para pagar, apesar de o executivo PS ter já saldado mais de 31 milhões de euros, até ao momento, mesmo com os sucessivos cortes das transferências do estado, que começaram 2010 e em 2014 totalizarão a perda de mais de 2,4 milhões de euros aos cobres municipais.

Embora tenha havido uma enorme redução na dívida do município e, consequentemente, dos compromissos que transitam por pagar no final do ano, este Orçamento ainda inclui mais de 1,5 milhões de euros de dívida por pagar, proveniente de anos anteriores, bem como 711 mil euros de dotação para empréstimos bancários.

O Orçamento do próximo ano situa-se, assim, um pouco acima dos 7,3 milhões de euros, mas novamente com um fortíssimo reforço da componente social, onde serão investidos, só da parte da autarquia, mais de 651 mil euros em programas sociais.

Carlos Ávila destacou, mais uma vez, o investimento que tem sido feito nesta área, assegurando que o Governo dos Açores já injetou 4 milhões de euros, nos últimos anos, em programas sociais na Povoação que sustentaram a economia do Concelho.

O autarca da Povoação disse ainda que, desde 2009, a Câmara já investiu, através de parceiros como o Governo Regional, 9 milhões de euros, utilizando nomeadamente os fundos comunitários e implementando os referidos programas sociais.

Carlos Ávila referiu, na altura, que este é um Plano de rigor e de verdade e por isso mesmo não estão contempladas novas obras para 2015, já que ainda está por definir o montante das verbas que serão atribuídas, por via do novo Quadro Comunitário de Apoio. No entanto, serão concluídas as obras iniciadas em 2014, designadamente a Creche das Furnas que é financiada a 100% pelo PRORURAL, o Alargamento da Rua D. Maria II, na Vila da Povoação, e a Orla Marítima do Faial da Terra, ambas também totalmente suportadas pelo PRO-CONVERGÊNCIA, PRORURAL e Governo Regional.

Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot