fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

POVOAÇÃO ASSINALOU 5 ANOS DE COLÓQUIO NO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (com vídeo)

Apesar de existir uma considerável variedade de programas ocupacionais e de emprego, continua a haver uma grande lacuna entre o número de pessoas com deficiência inscritas na Agência de Emprego e Qualificação Profissional e as que efetivamente são colocadas do mercado de trabalho.

Esta foi apenas umas duras realidades conhecidas no V Colóquio que visou assinalar o Dia Internacional da Pessoa com deficiência, na Povoação; este ano com enfoque na problemática “Valorizar a diferença - desafios no mercado de trabalho”; uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Povoação em articulação com a sua Biblioteca.

Para Paula Andrade, da Direção Regional da tutela o problema está na sociedade civil. “ É importante olhar para as minorias. Estas pessoas têm direito à vida e aos direitos humanos que estão estabelecidos como qualquer outra pessoa dita normal. Tem sido uma luta minha sensibilizar as entidades para acolher pessoas com deficiência, que podem ser tão ou mais rentáveis e produtivas como as restantes. Mas ainda é difícil passar essa mensagem”, uma opinião partilhada por Nuno Bola da Associação Seara de Trigo.

A sociedade civil terá de mudar a sua mentalidade, mas para isso acontecer, segundo Paula Andrade, há ainda um longo caminho a percorrer para que os agentes locais, empresariais e governamentais se unam a uma só voz.

Neste Colóquio promovido, pelo quinto ano consecutivo, pela autarquia povoacense Dulce Ponte, mãe do jovem autista, André Bicudo, falou da angústia e das incertezas que assombram o futuro laboral do seu filho, que apesar de desempenhar brilhantemente funções na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada continua a deambular de programa em programa ocupacional.

Neste encontro foram ainda apresentados os casos Paulo Jorge Pereira e Catarina Pimentel, dois exemplos de sucesso no mundo da deficiência que, através de muitas batalhas, conseguiram conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

A Comissão Organizadora do Colóquio da Povoação relembrou igualmente os passos importantes que foram dados em cinco anos. “Ao fim de 5 anos o nosso balanço é, de facto, muito positivo porque vamos adquirindo experiência e temos constatado que o nosso público tem vindo a aumentar, os comentários nas pausas são sempre positivos e os momentos de partilha e troca de conhecimentos são realmente uma mais-valia”, frisou Marília Vieira.

Fonte/Fotos: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
























Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot