fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ROMEIROS COMEÇAM A PERCORRER SÃO MIGUEL CUMPRINDO TRADIÇÃO SECULAR


Os primeiros ranchos de romeiros começam a preparar-se para percorrer as estradas da ilha de São Miguel, cumprindo uma tradição quaresmal que remonta ao século XVI e envolve este ano mais de dois mil homens.

Todos os anos, entre o Carnaval e a Páscoa, dezenas de grupos de romeiros, trajando uma indumentária específica, que inclui xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, percorrem as estradas de São Miguel entoando cantos e orando.

 Este ano as romarias quaresmais integram 52 ranchos, saindo os primeiros a 16 de Fevereiro, de madrugada para um primeiro dia de caminhada de oração e reflexão que só terminará ao cair da noite.


Durante oito dias, os ranchos de romeiros cumprem um percurso, sempre com o mar pela esquerda, que os leva ao maior número possível de igrejas e ermidas na ilha de São Miguel, pernoitando em casas particulares e salões paroquiais.

O cansaço e, principalmente, os problemas nos pés são as maiores dificuldades enfrentadas pelos romeiros que, por vezes, também têm que enfrentar condições meteorológicas adversas.

O culto penitente dos romeiros na ilha de São Miguel, tem a sua origem em 1522, quando, na madrugada de 22 de Outubro, um grande tremor de terra abalou Vila Franca do Campo originando a morte da maior parte dos seus habitantes, tendo ficado soterrados cerca de dois terços da vila. Após a tragédia, os sobreviventes terão ido em romagem a uma ermida sob a invocação de Nossa Senhora – eventualmente, a primeira a ser construída depois do terramoto. A romagem alargou-se depois a outras igrejas e ermidas dedicadas a Nossa Senhora, num percurso cada vez mais longo, até resultar no englobamento de todas as igrejas e ermidas onde se encontre um altar de Nossa Senhora.

Nas romarias são organizadas por localidades e só envolvem homens, tendo a importância desta tradição lavado o Governo dos Açores a dispensar do serviço os trabalhadores da administração pública regional que pretendam participar nas romarias.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot