fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

XI EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS DAS FURNAS ENCERRA COM BALANÇO POSITIVO


A XI Exposição de Camélias das Furnas voltou a surpreender os seus admiradores, fãs incondicionais dos quatro cantos da ilha, que todos os anos rumam à Capital das Camélias para ver as novidades que cada edição apresenta.

A mostra deste ano encerrou com um saldo muito positivo com produtores, artesãos e organismos públicos, designadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros da Povoação e a Comissão para as Obras da Igreja de Nossa Senhora da Alegria, a conseguirem a atingir os seus objetivos, de um modo muito satisfatório.

O tema decorativo que serviu de fio condutor para a exposição foi “O Bonsai”, na opinião de Fernando Casado, responsável pela exposição, uma técnica secular que se funde em perfeita harmonia com as camélias.

Na sessão inaugurativa o Presidente da Câmara da Povoação, entidade organizadora do evento, elogiou “todos quantos com sensibilidade rara, promoveram a construção de jardins e parques, com especial relevo para o Parque Terra Nostra, transformando a nossa terra num jardim lindíssimo, com perfumes inebriantes, de cores as mais variadas e extasiantes. Deste exemplo de bom gosto, pululam pelo nosso Concelho, jardins públicos e domésticos, outrossim de grande beleza”.

O autarca manteve no seu discurso, uma palavra de apreço para “os jardineiros da nossa terra, os maiores arquitetos do nosso embelezamento paisagístico”.

Carlos Ávila estendeu ainda este elogio, já em forma de homenagem, a Fernando Casado e à sua equipa. “Por eles, os tais arquitetos da paisagem, os tais cientistas de saber de experiência feita, verdadeiros artistas de alma despoluída, apaixonados pela terra e pelas flores, recebemos um legado de incalculável valor que urge preservar à maneira deles, tal como eles fazem, porque só eles o sabem fazer assim”, acrescentou.

Fernando Casado é um verdadeiro apaixonado pelas camélias, planta que tem ocupado um grande espaço na sua vida profissional. Ao longo de mais de 30 anos de trabalho dedicados, de corpo e alma, ao Parque Terra Nostra, já conseguiu aumentar exponencialmente a coleção de camélias. “Quando fui trabalhar para o Parque havia cerca de trinta variedades, hoje temos mais de setecentas e o nosso objetivo é ultrapassar as mil”, referiu.

Fernando Casado inclusive já fez algumas experiências, das quais resultaram novas híbridas que serão registadas a seu tempo, algumas com nomes da família Bensaúde, outras de locais das Furnas e ainda outra provavelmente com o seu nome. “ O nosso objetivo é ter camélias nossas, do Concelho da Povoação”, explica o Chefe do Parque Botânico Terra Nostra.
 
De realçar que o Parque Botânico Terra Nostra é o maior colecionador de camélias do nosso país, tendo sido igualmente classificado como o segundo melhor Parque Europeu e faz ainda parte da restrita lista dos doze melhores Parques botânicos a nível mundial.

Fonte: foto e texto do Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal da Povoação – Dr.ª Edite Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot