fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

POVOAÇÃO ERMIDA DE SANTA BÁRBARA O PRIMEIRO TEMPLO DA NOSSA ILHA – VEJA AS FOTOS



A Ermida de Santa Bárbara localiza-se na freguesia da Povoação, no concelho de mesmo nome.

Acredita-se ser este o primeiro templo edificado na ilha, no local onde os primeiros povoadores celebraram a primeira eucaristia quando do início do seu povoamento, no século XV Foi erguida por iniciativa de Mateus Dias, descendente da família de Jorge Velho, um dos primeiros povoadores.

Ao longo dos séculos sofreu diversas alterações, principalmente devido aos desastres naturais que assolaram a ilha. A última teve lugar em fins do século XIX, após ter sido severamente danificada pelo terramoto de 1879.

Na década de 1980, o então presidente da Câmara da Povoação, Engenheiro Medeiros Ferreira, sensibilizado com o precário estado de conservação do templo, determinou a recuperação parcial da mesma.

Nos dias de hoje serve de arrecadação ao cemitério do concelho, em avançado estado de degradação. Por essa razão, formou-se o "Movimento para a Recuperação da Ermida de Santa Bárbara", cujos objetivos são o de sensibilizar a população para a necessidade de recuperação deste antigo templo, bem como a sua classificação junto à Direção Regional da Cultura.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot