fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2021

RAIMUNDO LEONARDES E RAFAEL CARVALHO EM CONVERSAS SOBRE A VIOLA DE ARAME

Nos sábados 10 e 17 de Abril decorrerão duas “mesas redondas” sobre a Viola de Arame em Portugal e onde participarão o Construtor Raimundo Leonardes, natural do Topo, Ilha de São Jorge, e o Tocador Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, Ilha de São Miguel.


No sábado, 10 de Abril, a “mesa redonda” intitula-se “Violas de arame e violeiros: certificação, proteção da propriedade intelectual e inovação” e contará com os construtores portugueses Alfredo Machado, Fernando Deghi, Fernando Meireles, Mário Freitas, Orlando Trindade e Raimundo Leonardes. “No século XXI, as violas de arame portuguesas conquistaram relevância no âmbito das políticas culturais locais. Algumas dessas violas foram, inclusive, objeto de processos de certificação. Nesta mesa-redonda convidamos seis violeiros a debater este assunto”.

No sábado, 17 de Abril, a “mesa redonda” intitula-se “7 músicos, 7 violas: ensino, repertórios e dinâmicas criativas” e contará com os tocadores Amadeu Magalhães - viola toeira, Eduardo Costa - viola amarantina, Luís Capela - viola braguesa, Miguel Carvalhinho - viola beiroa, Pedro Mestre - viola campaniça, Rafael Carvalho - viola da terra e Roberto Moniz - viola de arame madeirense.


“No séc. XXI, as violas de arame portuguesas conquistam um lugar em palco, transpõem fronteiras entre domínios de prática musical e ecoam em edições discográficas, nos media e em plataformas digitais. Este dinamismo é impulsionado por músicos que, visando contribuir para a sustentabilidade das violas de arame, abrem novos caminhos para a sua exploração e impulsionam o seu ensino, em contextos formais e não-formais. Nesta mesa-redonda convidamos 7 instrumentistas (de outras tantas violas) a partilhar as suas experiências enquanto intérpretes e professores”.


Estas “ mesas redondas” inscrevem-se no âmbito do projeto EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI - em curso na Universidade de Aveiro. A coordenação é dos Investigadores Carlos Batista, Jean-Yves Durand e Rui Marques.


Os 2 eventos decorrerão na plataforma Zoom pelas 10:30 (9:30, hora dos Açores). O evento de dia 10 de abril pode ser acompanhado em https://tinyurl.com/7hm5szut enquanto o evento de dia 17 de Abril terá o seu acesso divulgado na próxima semana. Poderão obter mais informações em https://www.facebook.com/ecomusic.ua.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot