fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2021

PROCISSÃO DOS ENFERMOS NAS FURNAS NÃO DECORREU NESTE DOMINGO DEVIDO Á PANDEMIA

Este ano como todos sabemos todos os eventos religiosos e culturais estão suspensos devido ao COV-19, “pandemia” que está patente em toda a ilha de São Miguel e a melhor forma de erradicar esse maldito vírus, é ficar em casa e cumprir com toas as ordens emanadas pela Autoridade Regional de Saúde.  Ontem, dia 11 de Abril,  e como tradição era a realização da 1ª Dominga aos Enfermos aqui na Freguesia de Furnas, cuja  iniciativa é uma tradição secular que já vem desde os tempos longínquos e que perdura até aos nossos dias.


É um domingo de festa com pompa e circunstância como se diz na gíria popular, e que atrai centenas de forasteiros a esta localidade para assistir ao cortejo religioso e bem como para observar os magníficos tapetes de flores em todos os arruamentos da freguesia.

“Esta manifestação de fé, designada como Procissão do Senhor Jesus Ressuscitado aos Enfermos, é uma das mais antigas e mais afamadas das Furnas, devido, sobretudo, “aos tapetes de flores artisticamente confeccionados como expressão de fé na presença real de Cristo na Hóstia Consagrada”.


Neste dia, as principais artérias das Furnas são alcatifadas de flores para que a imagem do  Senhor Jesus passe a quando da Sua visita aos doentes,  que este ano seriam mais alguns enfermos.

É de realçar também, que a procissão é sempre acompanhada pela filarmónica local e cada doente receberá uma oferta que será distribuída pelos escuteiros da freguesia, cuja iniciativa foi de autoria de Cidália Costa, há já alguns anos atrás, desde que o Agrupamento do CNE local, tomou e bem a indicativa.

As funcionárias do Posto de Turismo de Furnas e uma vez mais, como não poderia deixar de ser, ornamentaram um tapete de flores em frente ao referido Posto de Turismo, como podem observar através das fotos, para relembrar ou reviver os festejos religiosas que este ano não se fizeram á rua pelos motivos que todos nós conhecemos.

Um bem haja a todos com muita saúde!


11 de Abril de 2021.




João Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot