fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2021

GOVERNO DOS AÇORES ASSINALA DIAS EUROPEUS DO ARTESANATO COM ATIVIDADES NAS NOVE ILHAS

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), participa, de entre hoje e 16 de abril, sexta-feira, na 15.ª edição dos Dias Europeus do Artesanato, promovidos pelo Institut National des Métiers d'Art.


Esta iniciativa tornou-se, em 2012, no primeiro evento internacional dedicado ao Artesanato. Todos os anos, no início da primavera, ateliers de artesanato por toda a Europa abrem as suas portas ao público e são realizadas demonstrações com a participação de artesãos, escolas de formação e museus.


Com esta atividade pretende-se promover o Artesanato e as pessoas que trabalham para a preservação das técnicas tradicionais, e de forma a renovar o património etnográfico de cada país.

Nesta edição, o CRAA irá associar o Raízes - Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores aos Dias Europeus do Artesanato, promovendo oficinas em escolas de todas as ilhas do arquipélago, trabalhando com artesãos locais de forma a divulgar e valorizar a sua arte e as suas técnicas junto das camadas mais jovens. 


Também no âmbito dos Dias Europeus do Artesanato, serão lançados digitalmente alguns capítulos da próxima publicação do CRAA intitulada Rendas dos Açores – Álbum de Motivos têxteis, uma recolha, em jeito de coleção, com cerca de 300 exemplares de amostras de renda reunidos ao longo de 20 anos pela rendeira Maria de Jesus Machado Matos, e que dá voz ao trabalho de todas as rendeiras da ilha do Pico.


A Loja Azores in a Box, em Ponta Delgada, irá expor alguns exemplares das rendas da coleção de Maria de Jesus e promover as rendas como produto artesanal em destaque no mês de abril.


Governo dos Açores


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot