fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2021

SETE MÚSICOS, SETE VIOLAS: ENSINO, REPERTÓRIOS E DINÂMICAS CRIATIVAS

Realiza-se no próximo sábado, dia 17 de abril, a partir das 10h30, mais uma mesa redonda dedicada às violas de arame portuguesas, organizada no âmbito do projeto EcoMusic - "Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI", em curso na Universidade de Aveiro, coordenado por Maria do Rosário Pestana.


No séc. XXI, as violas de arame portuguesas conquistam um lugar em palco, transpõem fronteiras entre domínios de prática musical e ecoam em edições discográficas, nos media e em plataformas digitais. Este dinamismo é impulsionado por músicos que, visando contribuir para a sustentabilidade das violas de arame, abrem novos caminhos para a sua exploração e impulsionam o seu ensino, em contextos formais e não-formais.

Nesta mesa-redonda convidamos 7 instrumentistas (de outras tantas violas) a partilhar as suas experiências enquanto intérpretes e professores: Amadeu Magalhães (viola toeira), Eduardo Costa (viola amarantina), Luís Capela (viola braguesa), Miguel Carvalhinho (viola beiroa), Pedro Mestre (viola campaniça), Rafael Carvalho (viola da terra) e Roberto Moniz (viola de arame madeirense). A mesa-redonda será coordenada por Carlos Batista, Jorge Freitas Branco e Rui Marques.


A participação da viola da terra neste evento, aqui representada pelo músico e professor Açoriano Rafael Carvalho, é de extrema importância, uma vez que, na temática do ensino, a viola da terra foi a primeira viola de arame do País a ser integrada num curso curricular nas escolas de ensino artístico oficiais, no ano letivo 2005/2006, tendo a Região sido pioneira em Portugal na inclusão da sua viola tradicional no ensino oficial. Na atualidade, apenas na ilha Madeira, e há cerca de 2 anos, a viola de arame madeirense passou a ser ensinada oficialmente no Conservatório, sendo que as restantes violas de arame do País ainda trabalham para atingirem este objetivo. Para além disso, o músico Açoriano foi o responsável pela estruturação do Curso Básico de viola da terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada e fez parte da comissão que elaborou a proposta de homologação do Curso Secundário de viola da terra.


No passado sábado, dia 10 de abril, decorreu uma mesa redonda no mesmo formato mas direcionada aos construtores de violas de arame do País e que abordou práticas de trabalho e certificação das violas e que contou com o construtor Açoriano Raimundo Leonardes.


O evento decorre a 17 de abril de 2021, 10h30 - 13h00 (9h30 – 12h00 hora dos Açores), via plataforma Zoom.


Acesso: tinyurl.com/pvt2bj8n

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot