fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de abril de 2021

CULTIVO DA FAVA NAS LOMBAS DE JOÃO LOUÇÃO E DO ALCAIDE

A produção de fava nas Lombas do João Loução e do Alcaide era uma produção agrícola de grande rentabilidade, uma vez que não ocupava muito tempo dos agricultores.


A sementeira tinha lugar no mês de dezembro, na altura do Natal. A preparação do solo vulcânico para o cultivo da fava era semelhante àquele que se fazia nas outras localidades. Era comum fazer-se a remoção do solo com os arados de tração animal e, de seguida, a sementeira, com caseira mais pequena da que se utilizava para o milho, colocando-se dentro dela a fava, cobrindo-a depois com terra. Alguns agricultores colocavam dentro da caseira adubo.

A colheita era feita no final de julho e início de agosto. Arrancavam-se as favas com raiz, para fazer molho, que era transportado para a eira. Quando chegava àquele espaço, as favas eram malhadas com magoais e, posteriormente, recolhidas para um recipiente. Por fim, eram esfolhadas e limpas de impurezas.


A fava tinha três finalidades: fazer a sementeira do ano seguinte, alimentar a família e a restante servia para ser vendida.


Fonte: Livro Retalhos de Memórias de José de Almeida Mello


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot