fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 10 de abril de 2021

"PALADARES E SABORES COM HISTÓRIA. RECEITAS CULINÁRIAS DAS ANTIGASCIVILIZAÇÕES E DA ÉPOCA MEDIEVAL"

Lançamento do livro

Paladares e Sabores com História. Receitas culinárias das antigas civilizações e da época medieval

  

O livro Paladares e Sabores com História. Receitas culinárias das antigas civilizações e da época medieval (edição bilingue), de Carla Devesa Rodrigues e José Luís Neto, editado pelo Instituto Açoriano de Cultura, é apresentado no dia 15 de abril, pelas 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial).

 

Com esta obra pretende-se dar a conhecer as estreitas relações existentes, ao longo do tempo, na cultura mediterrânica entre a sociabilização e a mesa. O livro segue o tradicional discurso civilizacional europeu e leva a cabo um percurso geográfico e temporal, com uma dimensão pedagógica e lúdica. Estamos, pois, em presença de um livro de gastronomia, que é mais do que isso, porquanto efetua a defesa intransigente da importância da história e do património no desenvolvimento da identidade e na consciência da cidadania e assenta em princípios e valores que se consideram fundamentais na sociedade contemporânea. Apelando aos sentidos e às sensações, transversais aos tempos e civilizações, propõe-se aqui uma miscelânea de complexa estratigrafia, que modelou a cultura europeia através da degustação e das suas múltiplas influências.

A comida, os temperos e os odores que a confeção dos alimentos libertam são, como muito bem assinalou Fernand Braudel, uma marca distintiva dos povos e revelam dinâmicas populacionais que ajudam a perceber a nossa História.


A obra em apreço, Paladares e Sabores com História, vem mostrar isso mesmo, elucidando-nos quanto ao modo como se cozinham determinados produtos, como se confecionam determinados pratos. Fá-lo, num périplo pelo globo ou por diferentes civilizações, périplo esse acompanhado por breves notas que explicitam usos e costumes, bem como crenças e desejos, e que nos dão a oportunidade de viajar pelo tempo e pelos lugares.


Ficha técnica

Título

Paladares e Sabores com História

Receitas culinárias das Antigas Civilizações e da Época Medieval

Tastes and Flavors with History

Culinary recipes from de Ancient Civilizations and Medieval Times

Autores

Carla Devesa Rodrigues

José Luís Neto

Bilingue

Português/Inglês

Tradução

Pedro Parreira

Edição e Revisão

Instituto Açoriano de Cultura

Capa

Angelina Caixeiro

ISBN

978-989-8225-72-6

Preço

€ 15,00

 

Carla Devesa Rodrigues é técnica do Museu de Angra do Heroísmo. É pós-graduada em história e arqueologia medievais pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. É autora de dezenas de artigos nas áreas da história, arqueologia e museologia, nomeadamente na área da história da alimentação.

 

José Luís Neto é diretor do Museu da Horta. É doutorado em arqueologia pela Universidad de Salamanca. É autor de uma dezena de livros da especialidade e conta com cerca de quatro centenas de artigos publicados nas áreas da história, arqueologia, património e museologia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot