fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2021

CAMPANHA DÁ VOZ A DOENTES NA SENSIBILIZAÇÃO DOS PORTUGUESES PARA A ASMA

“Num Só Fôlego” assinala o Dia Mundial da Asma, a 4 de maio


Para assinalar o Dia Mundial da Asma, celebrado a 4 de maio, a Mundipharma, com o apoio da APA – Associação Portuguesa de Asmáticos – e da SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica vão promover uma campanha digital, com o propósito de sensibilizar a população para a patologia. “Num só Fôlego” é o mote da iniciativa que convida todas as pessoas que sofrem de asma, a testemunhar o impacto da doença na sua qualidade de vida.

 

A 4 de maio, o desafio lançado a todos os doentes asmáticos portugueses na página de Facebook www.numsofolego.com, convidará essa comunidade a gravar um vídeo onde devem soprar num balão e de seguida, partilhar o impacto que esta doença crónica introduz na sua rotina. Adicionalmente, algumas figuras públicas vão associar-se à campanha, gravando um vídeo semelhante, com o propósito de sensibilizar para as limitações que condicionam a vida de uma pessoa com asma.

 “A dinamização desta campanha nas redes sociais ajudará a promover a consciencialização para o impacto da asma na qualidade de vida de uma pessoa e reforçar a importância de um diagnóstico precoce. Pretendemos alertar para os sintomas e incentivar mais portugueses a consultarem o médico se identificarem algum destes sinais” afirma Mário Morais de Almeida, presidente da APA.

 

Adicionalmente, Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC, reforça que “um controlo adequado da asma permite a manutenção de uma vida normal, sem limitações. É necessário sensibilizar os doentes asmáticos para a importância da adesão à terapêutica, essencial para travar a evolução da patologia. Este tipo de iniciativas serve também para reforçar estas mensagens junto da comunidade”.



Sobre a Asma


Estima-se que a doença afete 700 mil portugueses, o que representa 6.8% da população nacional.


É uma patologia crónica obstrutiva das vias aéreas, que condiciona a contração dos músculos brônquicos, resultando na limitação do fluxo do ar que garante o funcionamento do sistema respiratório. Desencadeada por mecanismos de hiper-reactividade extrema a certos estímulos, como ao contacto com ácaros, poléns e ao fumo de tabaco, por exemplo, é uma condição que pode provocar dispneia, dificuldade em respirar, respiração acelerada e intolerância ao esforço.

 

Em termos de gravidade, a asma pode ser ligeira ou atingir formas muito graves, sendo uma das doenças que mais contribui para a perda de qualidade de vida dos seus portadores. Adicionalmente, está associada a uma elevada taxa de internamentos e a um significante consumo de recursos de saúde. Contudo, apesar de ser incurável, a asma pode ser controlada através de tratamentos que procuram garantir a estabilidade da inflamação, diminuir o grau de limitação do fluxo aéreo e minimizar o risco de possíveis exacerbações.

 

Sobre a Mundipharma


A rede global de empresas independentes associadas da Mundipharma foi fundada por médicos, em 1956, e opera atualmente em mais de 120 países, em todo o mundo. Estamos focados no desenvolvimento de parcerias para identificar e acelerar tecnologias significativas, num portfólio cada vez mais diversificado de áreas terapêuticas que incluem as patologias respiratórias, metabólicas, oncológicas, dor e biossimilares. Alinhados com a nossa herança empresarial, gostamos de pensar que vemos o que os outros não alcançam, desafiando o conhecimento convencional com perguntas diferentes e ousadas. Ao trabalharmos em parceria com todas as entidades interessadas, a rede Mundipharma desenvolve medicamentos que criam valor para os doentes, pagadores e sistemas de saúde.

 

Para saber mais consulte o site: www.mundipharma.pt


Sobre a Associação Portuguesa de Asmáticos:


Legalizada em maio de 1995, a APA foi criada por um grupo de doentes asmáticos, com o auxílio de médicos especialistas (imunoalergologistas e pneumologistas).


Como objetivos, a Associação pretende chamar a atenção de doentes, profissionais de saúde e público em geral para a asma como um problema global de Saúde Pública e participar ativamente no desenvolvimento de programas que visem promover um melhor conhecimento da doença e dos procedimentos corretos para a controlar. Com a finalidade adicional de melhor a qualidade de vida das pessoas com asma, a APA também se propõe a melhorar os níveis de comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes e intervir socialmente, de modo a permitir um acesso igual de todos os doentes à informação, tratamento e educação.


Sobre a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica:


Fundada em julho de 1950, é a maior Associação científica nacional que agrega especialistas médicos, investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica.


Para cumprir os seus objetivos, a Sociedade intervém ativamente em diversos projetos clínicos e de formação dirigidos à comunidade. Adicionalmente, também organiza e patrocina regularmente programas de formação e desenvolvimento profissional nestas áreas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot