fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de abril de 2021

BRUNO BETTENCOURT E RAFAEL CARVALHO PREPARAM ÁLBUM INÉDITO COM AS VIOLAS DOS AÇORES

Os músicos Bruno Bettencourt (Ilha Terceira) e Rafael Carvalho (Ilha de São Miguel) estão a preparar a edição de um álbum com as Violas tradicionais dos Açores, de 15 e de 12 cordas, respectivamente.


No ano de 2020, a assinalar a 10.ª Edição do Festival “Violas do Atlântico”, a Associação de Juventude Viola da Terra promoveu um evento “on-line” onde os 2 músicos juntaram pela primeira vez estas Violas, em vários duetos, e ainda com momentos a solo onde cada músico exemplificou as técnicas de execução associadas à sua Viola.

Após o evento surgiu a ideia de deixar um registo em CD deste encontro musical, não só pela sua importância para a Região, mas também para a própria história da nossa Viola nos Açores.


Os dois músicos preparam deste modo, à distância, a gravação de um álbum que contará com cerca de uma dezena de músicas, entre os quais estarão temas tradicionais da Ilha Terceira e da Ilha de São Miguel. Do álbum farão parte as modas que foram apresentadas no Festival “Violas do Atlântico” em 2020, a par com algumas novidades. Aliado ao registo dessas modas tradicionais, sustentadas pelas sonoridades típicas das nossas Violas, acontecerá uma abordagem actual, com alguma improvisação e harmonizações diferentes, numa visão e cunho pessoal dos dois músicos.

Para Bruno Bettencourt este álbum é aliciante, não só pela novidade, mas também pelos moldes em que o mesmo está a ser gravado. Apesar da distância física entre os dois músicos, nas interpretações a duo há a preocupação de transmitir uma verdadeira cumplicidade e coesão entre as duas violas e os seus executantes. É um momento marcante que mostrará a complementaridade entre as duas Violas açorianas que, apesar das diferenças de execução e de construção/constituição, formam em uníssono a base identitária das sonoridades dos Açores.


Já Rafael Carvalho assume que este álbum é importante pois ajuda a criar pontes de comunicação entre as Violas e os seus executantes nos Açores, diminuindo ainda as distâncias entre Ilhas pelos sons das nossas Violas. Será ainda um registo musical de enorme valor para um maior conhecimento das duas Violas dos Açores.

A edição do álbum será uma produção conjunta da “Associação de Juventude Viola da Terra” e da “Sons do Terreiro – Associação Cultural”, sendo o principal objectivo a sua distribuição junto de escolas nas sessões de sensibilização que as duas entidades realizam, bem como a oferta a outros músicos que participam nas iniciativas das duas Associações.


As duas Associações já têm assegurado apoio da Direção Regional da Cultura para assumir os custos no âmbito da mistura e masterização do álbum e procuram agora outras entidades, públicas ou privadas, interessadas em apoiar nos restantes encargos: design, duplicação e licenças. Os dois músicos envolvidos estão a fazer uma colaboração graciosa pela natureza e importância do trabalho musical.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot