fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 3 de abril de 2021

VISITA AO COMPLEXO DE PISCINAS MUNICIPAIS COBERTAS DA POVOAÇÃO CAUSOU ESPANTO E INDIGNAÇÃO

Caiu nas redes sociais um post relacionado com uma visita ao Complexo de Piscinas Municipais Cobertas da Povoação, causando ao visitante e a quem visualizou o post espanto e indignação pelo estado em que as mesmas se encontram. 


Cada um é livre de emitir a sua opinião e fazer juízo de valor sobre qualquer situação, por isso a que vivemos num país onde ainda existe liberdade de expressão. Assim sendo também sou livre de emitir a minha modesta opinião sobre o assunto em questão.

O Complexo de Piscinas Municipais Cobertas da Povoação foi inaugurado a 21 de março de 2009, com a pompa e circunstância que uma obra desta envergadura merece. O complexo funcionou apenas três meses. Uma vistoria técnica detetou irregularidades que colocavam em risco a segurança dos seus utentes. A autarquia liderada por Carlos Ávila e herdeira desta obra megalomana não conseguiu suportar as despesas de manutenção e funcionamento do complexo de piscinas cobertas da  Povoação. Carlos Ávila ao tomar posse encontrou uma Câmara Municipal com enormes dificuldades a nível financeiro e uma divida pública que quase brigou o seu executivo a ir para o reequilibro financeiro, hipotecando assim a autonomia da autarquia povoacense. A reestrututação da dívida e a estabilidade financeira foi uma prioridade indispensável! Outra coisa não seria de esperar de um político responsável e sério, que pensou nos povoacenses de forma muito ponderada e objetiva.


Enquanto as piscinas cobertas funcionaram posso adiantar que foram muito úteis, inclusive algumas crianças povoacenses aprenderam a nadar naqueles tanques, hoje adultas lembram-se como foram importantes aquelas aulas de natação com o professor Pedro Tavares. 


Também foi do conhecimento público as anomalias ali existentes e que causaram alguns ferimentos aos seus utentes, como os blocos de partidas em pedra basaltica quinados e aguçados que provocavam cortes nos pés, entre muitos outros pormenores que acabaram por dar o tal parecer negativo à sua utilização. Meus amigos foram factos apurados e comprovados. 


Mediante os factos e o desequilíbrio financeiro herdado na Câmara Municipal da Povoação, a solução foi fechar este bonito (aos olhos), Complexo de Piscinas Municipais Cobertas da Povoação. Acredito que esta medida não foi tomada de ânimo leve por Carlos Ávila e seu executivo, que a ter condições financeiras desejariam manter funcional esta estrutura que tantos benefícios traria à sua população e Instituições.


Claro que não vivemos numa zona muito rica, muito longe disso, e se está à mercê de vândalos a culpa é da entidade proprietária do Complexo de Piscinas Cobertas e não da Câmara Municipal da Povoação.


Haverá que refletir em muitas coisas sobre o tema abordado e cada um é livre de o fazer. 


É uma pena estar no estado que está? 

Sem dúvida que é!


Haverá culpados? 

Sem dúvida que os há!


Entristece-nos a todos? 

Quem é sensível à causa pública sim!


Nome: Construção das Piscinas Municipais Cobertas da Povoação

Cliente: POVOADESP - Construção e Gestão de Equipamentos Desportivos, Recreativos e Turísticos, SA 

Fiscalização: GABINETE 118 - Gestão de Obras e Projectos, Lda

Projeto: Barbosa & Guimarães, Lda

Período de execução: 2006 - 2009 

Descrição: 

O edifício do Complexo de Piscinas Cobertas da Povoação é composto por um piso técnico enterrado, um piso térreo onde se localizam todas as áreas principais e um piso superior com sanitários e esplanada do bar. No corpo principal do edifício encontram-se os tanques das piscinas: o de competição e o de aprendizagem. Existem ainda áreas para: utentes, publico, funcionários, administração, bar e técnicas. 

A estrutura do edifício é laminar, com paredes resistentes em betão armado preto pigmentado e cobertura revestida com relva sintética que permite uma maior integração na área envolvente. 

Principais quantidades: 

Movimento de Terras: 12.880m3 Aço: 420,5 ton

Alvenarias: 3.000m2 

Betão: 4.207m3

Impermeabilização de Coberturas: 2.000m2 Revestimentos em Cantaria: 1.200m2 

O Justiceiro: João Capoa


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot