A primeira digressão do Mira-Mar a terras do “Tio Sam” Estados Unidos da América do Norte deu-se a 24 de Junho de 1971, regressando a casa desta emocionante viagem a 22 de Julho do mesmo ano.
Os atletas Povoacenses e comitiva partiram para esta viagem com o objetivo de jogar futebol, mas ao mesmo tempo havia um ponto de contato muito forte e peculiar, encontrando nesta digressão pessoas amigas, conhecidas e até familiares que não se viam há muito tempo.
O principal objetivo desta primeira viagem aos Estados Unidos da América do Norte, para além de proporcionar um bonito passeio, serviu, sobretudo, para tentar conseguir algumas receitas extras de forma a contribuir para uma maior autonomia financeira, face aos deficitários meios existentes na época.
Os resultados desportivos nesta primeira digressão do Mira-Mar aos E.U.A. não foram os melhores, mas o mesmo não se poderá dizer dos aspetos financeiros e sociais que foram um êxito.
O plantel que se deslocou nesta primeira viagem aos E.U.A. foi constituído pelos seguintes atletas:
Julião; José Leonor; Eugénio; José Moniz; José da Conceição; Arlindo Feitas; José Luís; Loras; Carretas; Vieira; Franco; Fernando Leite; Carlos Manuel; Teodoro e o treinador era o jogador José da Conceição.
Resultados dos jogos disputados:
São Miguel ……………….. 6 / Mira-Mar …………… 2
Portuguese Sport …….. 2 / Mira-Mar …………… 2
A.Fall River ……………….. 3 / Mira-Mar …………… 0
East Prov American …… 2 / Mira-Mar …………… 5
São Miguel ……………….. 2 / Mira-Mar …………… 2
Em Julho de 1979 o Mira-Mar Sport Clube volta a embarcar em nova digressão, desta feita aos Estados Unidos e pela primeira vez ao Canadá, chefiando a comitiva o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º António Manuel Medeiros Ferreira.
Esta segunda digressão aos E.U.A e primeira ao Canadá divide-se em dois aspetos: Primeiro no campo desportivo, segundo no campo da amizade. Desportivamente, desta feita, a digressão foi um grande êxito (7 vitórias, 3 empates e 1 derrota), com exibições de encher o olho a qualquer amante do desporto rei. No aspeto da amizade a camaradagem foi destaque entre toda a colónia de emigrantes espalhados pelos E.U.A. e Canadá, às quais os jogadores do Mira-Mar, sempre fizeram por merecer e ampliar.
Na imprensa regional, jornal Correio dos Açores, através do seu colaborador na Povoação, Dionísio Medeiros, o título da chegada da caravana em digressão foi o seguinte: “RECEPÇÃO APOTEÓTICA – Mira-Mar recebido na Povoação, entre foguetes, e ao som da Fanfarra.”
O Salão Nobre da Câmara Municipal foi pequeno para conter o numeroso público presente à sessão. Após a sessão solene a comitiva e todo o numeroso público presente à chegada dos heróis azuis e brancos dirigiram-se para o Jardim Municipal, onde, envergando os troféus conquistados receberam o tradicional champanhe através destes, bem como, toda a calórica alegria da multidão.
A comitiva desta digressão era constituída pelos seguintes atletas:
Guarda Redes: Octávio Boguango e Dionaldo Raposo / Defesas: Octávio Carreiro; Nelson Amaral; Queiró; Delmar Carvalho; Franklim e Loras / Médios: Armando Cardoso; Mário Jorge Pimentel; Mário Vieira; Marcelino Cardoso; Hernani; Arruda e “Água de Pau” / Avançados: António Carlos; Alberto Ferreira e Mário Jorge (Lili). Responsável pela equipa/treinador – António Cardoso.
Resultados dos Jogos Realizados:
Estados Unidos da América
Warren …………………….2 / Mira-Mar ……………0
Taunton Sport ………….0 / Mira-Mar ……………2
Portuguese Spot ………2 / Mira-Mar ……………3
Canadá
Oriental Galt ………………..0 / Mira-Mar ……………0
Lusitânia Toronto …………1 / Mira-Mar ……………3
Micaelense Toronto …….1 / Mira-Mar ……………2
Academia Branpton …….0 / Mira-Mar ……………1
Marítimo …………………….2 / Mira-Mar ……………2*
*Mira-Mar venceu no desempate das grandes penalidades
Fonte: Livro “Raízes do Povo” Mira-Mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário