Padre João de Medeiros fundador da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros
O Padre João de Medeiros nasceu no dia 18 de Fevereiro de 1902 e foi ordenado Sacerdote no dia 7 de Novembro de 1926.
Foi o fundador da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, que criou o Externato com o mesmo nome e mais tarde foram criadas a creche e jardim de infância e Escola Profissional Monsenhor João de Medeiros.
No estatuto original estava definido que o Presidente da Fundação, seria sempre um sacerdote nomeado pelo Prelado Diocesano e o eleito indicaria as pessoas para formarem a Direção. Em 1982, eu mais o Dr. Carlos Ávila, por exigência da alteração da lei, fomos convidados para renovar os seus estatutos o que o fizemos com muito gosto e gratuitamente.
Nesta alteração mantivemos o principio do Fundador em ser sempre um sacerdote e em especial o OUVIDOR a ser o seu Presidente.
Por razões que a razão desconhece foi posteriormente alterado esta exigência e já podia ser uma pessoa sem ser ligada á igreja ou á Diocese.
Em minha opinião foi defraudada a mensagem do seu fundador.
Mesmo assim entendo que o OUVIDOR terá sempre uma palavra sobre o assunto. Como nesta altura é do conhecimento publico que ocorrem certos factos na instituição nada abonatórios para a mesma e para os princípios que foram consagrados pelo seu fundador, deveria o OUVIDOR ouvir neste momento de crise para a instituição os envolvidos e tomar uma posição perante o Sr. Bispo, de forma a resolver o contencioso existente. Faço votos que o Sr. Padre Ouvidor tenha isto em atenção e reponha a justiça o bom nome da instituição que anda nos tribunais e tudo volte à normalidade e a uma vivência cristã entre todos.
Júlio Duarte
Sem comentários:
Enviar um comentário