fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

CENSO ANUAL DE MILHAFRES DECORRE A 6 E 7 DE ABRIL NOS AÇORES

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 6 e 7 de abril o XIV Censo de Milhafres no arquipélago dos Açores, numa iniciativa que pretende contribuir para avaliar o estado da população desta ave de rapina diurna que nidifica no arquipélago.  
Foto de: Rúben Coelho
Milhafre/Manta (Buteo bueo rothschildi)
A iniciativa realiza-se todos os anos desde 2006 e pretende mobilizar dezenas de voluntários, a quem se pede a recolha de dados sobre os avistamentos destas aves. Os interessados em participar nesta iniciativa devem enviar um e-mail para acores@spea.pt.
O XIV Censo de Milhafres, à semelhança do que é habitual, é realizado por voluntários que percorrem rotas predefinidas onde são contados todos os milhafres avistados ao longo da rota. 
Com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, os milhafres podem ser vistos sozinhos ou em grupo, a voar, pairar, pousados no solo ou, muito frequentemente, em cima de muros, postes e nos seus poisos de caça. A espécie pode ser observada um pouco por todo o lado, em zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e mesmo zonas urbanas. Alimenta-se maioritariamente de roedores, mas pode consumir também pequenas aves, insetos e minhocas.O envenenamento e a eletrocussão em linhas elétricas são as principais ameaças que afetam os milhafres, para além da captura e abate ilegais. Em termos taxonómicos no arquipélago dos Açores ocorre a subespécie Buteo buteo rothschildi.
Para participar neste censo não é necessário ter conhecimentos científicos específicos, bastando conseguir identificar esta ave de rapina. O censo apela, por isso, à cidadania ambiental (ou Citizen Science), propondo a participação dos cidadãos num projeto científico que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres existentes nos Açores.
O relatório com os dados anuais deste censo, bem como informação adicional sobre como participar, podem ser consultados no site da SPEA em http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/censo-de-milhafres-mantas/
Aproveite para dar um passeio, com amigos ou familiares e participe nas contagens! Seja cientista por um dia! 
A SPEA agradece a participação de todos os voluntáriosnestes últimos 13 anos e apela a nova participação nesta 14ª edição.

Povoação, quinta-feira, 28 de março de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot