
As Escolas de Violas são umas das principais responsáveis pela preservação da Viola, do seu repertório e das suas técnicas de execução, bem como da garantia de formação de músicos para as diversas manifestações culturais que decorrem nas nossas Ilhas. A Associação de Juventude Viola da Terra tem procurado ter a participação das várias Escolas, ao longo do ano, nos seus eventos, tendo ainda começado a organizar há 3 anos consecutivos, o “Encontro de Escolas de Violas”.
No entanto, o ano de 2019 será um ano marcante para a Ilha de São Miguel. A Escola de Violas da Relva celebrou a 29 de Janeiro o seu 30.º Aniversário. A Classe de Conjunto de Violas da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada comemora em Maio o seu 10.º Aniversário. Há 25 anos iniciava-se a Escola de Violas da Ribeira Quente, inicialmente com o objectivo de formar tocadores para o Grupo Folclórico da Freguesia. A Escola de Violas da Fajã de Baixo, tendo iniciado aulas há 11 anos, comemora este ano o seu 10.º aniversário de lecionação por ter estado um ano fechada.
Por todos estes motivos a Associação de Juventude Viola da Terra pretende colaborar com estas Escolas para que tenham, na Temporada de Violas, o seu dia especial, a elas dedicado. Ao mesmo tempo, pretende proporcionar outros momentos em que estas Escolas se possam apresentar em outros dos eventos da Temporada de modo a valorizar este trabalho e dedicação de muitos anos, em que têm formando dezenas e dezenas de tocadores.
Os primeiros eventos da Temporada serão anunciados dentro de alguns dias.
Esta Temporada surge com o intuito de criar um cartaz diversificado, ao longo de todo o ano, apresentando a nossa Viola da Terra e os seus intervenientes, no sentido de valorizar e de promover o mais importante símbolo da identidade musical Açoriana.
Povoação, quarta-feira, 27 de março de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário