fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de março de 2019

TEMPORADA DE VIOLAS 2019 PRETENDE VALORIZAR ESCOLAS DE VIOLAS DA TERRA

A Temporada de Violas da Terra 2019 trará eventos como “Violas do Atlântico”, “Orquestra de Violas da Terra”, “Encontro de Violas Açorianas” e “Serões de Violas da Terra” mas pretende, este ano, dar maior destaque às Escolas de Viola da Terra da Ilha de São Miguel.

As Escolas de Violas são umas das principais responsáveis pela preservação da Viola, do seu repertório e das suas técnicas de execução, bem como da garantia de formação de músicos para as diversas manifestações culturais que decorrem nas nossas Ilhas. A Associação de Juventude Viola da Terra tem procurado ter a participação das várias Escolas, ao longo do ano, nos seus eventos, tendo ainda começado a organizar há 3 anos consecutivos, o “Encontro de Escolas de Violas”. 

No entanto, o ano de 2019 será um ano marcante para a Ilha de São Miguel. A Escola de Violas da Relva celebrou a 29 de Janeiro o seu 30.º Aniversário. A Classe de Conjunto de Violas da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada comemora em Maio o seu 10.º Aniversário. Há 25 anos iniciava-se a Escola de Violas da Ribeira Quente, inicialmente com o objectivo de formar tocadores para o Grupo Folclórico da Freguesia. A Escola de Violas da Fajã de Baixo, tendo iniciado aulas há 11 anos, comemora este ano o seu 10.º aniversário de lecionação por ter estado um ano fechada. 

Por todos estes motivos a Associação de Juventude Viola da Terra pretende colaborar com estas Escolas para que tenham, na Temporada de Violas, o seu dia especial, a elas dedicado. Ao mesmo tempo, pretende proporcionar outros momentos em que estas Escolas se possam apresentar em outros dos eventos da Temporada de modo a valorizar este trabalho e dedicação de muitos anos, em que têm formando dezenas e dezenas de tocadores.

Os primeiros eventos da Temporada serão anunciados dentro de alguns dias.

Esta Temporada surge com o intuito de criar um cartaz diversificado, ao longo de todo o ano, apresentando a nossa Viola da Terra e os seus intervenientes, no sentido de valorizar e de promover o mais importante símbolo da identidade musical Açoriana. 

Povoação, quarta-feira, 27 de março de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot