fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

SOFIA RIBEIRO VISITA COMUNIDADE AÇORIANA NOS ESTADOS UNIDOS


A Eurodeputada Sofia Ribeiro esteve na última semana nos estados de Massachusetts e da Califórnia, numa visita aos emigrantes açorianos nos Estados Unidos.

O encontro com a comunidade açoriana realizou-se no âmbito da apresentação do manual Oportunidades Europeias para os Emigrantes dos EUA e Canadáuma iniciativa da Deputada Social-democrata. Esta deslocação aos EUA pretendeu informar os nossos emigrantes e os seus descendentes dos seus direitos europeus por uma dupla cidadania, ou seja, as gerações de luso-descendentes americanos que adquirirem a nacionalidade portuguesa, estão automaticamente a adquirir a nacionalidade europeia, tendo a possibilidade de usufruir de todas as mais-valias inerentes à cidadania europeia”, explicou Sofia Ribeiro.

A visita aos dois Estados resultou de uma primeira visita ao país, feita em 2015, onde se comprometeu a voltar. “As segundas e terceiras gerações tiveram, e bem, uma rápida integração dentro da comunidade americana, mas é fundamental reforçar a proximidade às suas origens  ̶  e este manual que entreguei nas Casas dos Açores constitui um contributo para essa identidade”, referiu.

Da visita aos Estados Unidos resultou ainda uma rede variada de contactos com entidades e associações representativas da comunidade Açoriana, como as Casas dos Açores de Nova Inglaterra e de Hilmar, uma reunião com a Cônsul de Portugal em New Bedford, visitas a explorações agrícolas de açorianos emigrantes, bem como uma série de visitas a órgãos de comunicação social dos dois estados.

Recorde-se que a Eurodeputada açoriana, que faz parte da Delegação para as Relações com os Estados Unidos e com o Canadá, já tinha realizado uma iniciativa semelhante em Toronto. “Estas visitas são uma forma de estarmos permanentemente em contacto, de não perdermos a nossa ligação, e de mostrarmos, essencialmente, a importância e a nossa completa disponibilidade de cooperação entre ambas as partes, à qual deve ser dada continuidade, face aos desafios transatlânticos que se nos colocam”, finalizou Sofia Ribeiro.

Povoação, Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot