fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

OPINIÃO: A ILHA DO PICO RESPIRA CULTURA!


por José Efe
As nove feéricas ilhas ganharam, ao longo dos últimos anos, um incremento cultural que, em verdade, nunca tiveram. Várias centenas de artistas, oriundos dos quatro cantos do mundo, têm contribuído, com a sua criatividade e paixão – ingredientes necessários para levar a bom porto a cultura –, colocando os Açores no Mapa Mundis das Artes e das Letras.

Terry Costa é o rosto e alma deste projecto MiratecArts, que inclui o Azores Fringe Festival e o Montanha Pico Festival, entre outros. Entretece-o há já sete anos, tendo o Pico como polo central, disseminando-o pelas demais ilhas.



Quando a tarde já se despedia foi apresentado em Santa Luzia do Pico, na Paim Bookhouse Gallery – espaço de cultura onde literatura e pintura se dão com notória cumplicidade –, a obra “IN PICO” de José Efe e Judy Rodrigues (autora das pinturas e desenhos). Num ambiente informal, o lançamento/apresentação, inserido no Montanha Pico Festival, foi, sobretudo, um encontro de pessoas que amam as Artes, aproveitando o ensejo para conviver, num contexto diferente do que habitualmente acontece – antes e depois do evento houve repasto, prolongando-se a exaltação/exultação das Letras quase até ao dia seguinte!

Manuel Azevedo, anfitrião, regozijou-se pela realização do evento na casa dos livros, a sua casa; Terry Costa abordou o contexto da apresentação no seio do festival Montanha; Coube a Lídia Saragaço a apresentação propriamente dita, i.e, juntando à tarefa extremamente aturada da tradução para a língua inglesa, que mereceu o elogio de quem acompanhou todo o processo.

Os autores confessaram o amor à primeira vista pela Ilha do Pico, explicando como o “IN PICO” ganhou forma – beberam a essência e idiossincrasia da Ilha, percorrendo-a de carro e a pé, observando, algumas vezes com deslumbramento, os encantos tamanhos. Quem vem ao Pico pela vez primeira, “não passa muito tempo sem lá voltar”.

O livro "IN PICO" é biligue (inglês e português) e pode ser adquirido através da editora www.in-libris.pt

Povoação, terça-feira, 29 de Janeiro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot