fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SAÚDE AFETIVO-SEXUAL EM DESTAQUE NAS ESCOLAS DO 1º CICLO DA POVOAÇÃO


As crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade do concelho da Povoação beneficiaram, nos dias 21 e 22 do corrente, de uma ação de sensibilização sobre Saúde Afetivo-Sexual.

A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Povoação, foi promovida pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde ilha de São Miguel, em parceria com a Associação Portuguesa “Seguindo em Frente Pela Promoção da Prevenção” (SFPPP).

“O Kiko e a Mão”, baseado no livro Infantil com o mesmo título, produzido pelo Conselho da Europa, no âmbito da Campanha “UMA em cada CINCO” no combate à violência sexual contra crianças, foi a ferramenta utilizada por Margarida Ferraz, Vice-presidente da SFPPP para chamar a atenção das crianças sobre a temática da Saúde Afetivo-Sexual.

A atividade que foi levada a cabo, no município da Povoação, teve como objetivos primordiais a ensinar às crianças que são donas do seu próprio corpo e que ninguém lhes pode tocar sem a sua autorização. Numa linguagem simples e aberta falou-se sobre as zonas íntimas do corpo, usando os nomes corretos, de forma a ajudar as crianças a compreender o que é e o que não é permitido. Elucidou-se sobre o contato físico bom e contato físico mau; esclareceu-se que as crianças podem recusar que as pessoas as beijem ou toquem, mesmo que sejam pessoas de quem elas gostem; incentivou-se as mesmas a dizer não de forma firme a contatos físicos impróprios; clarificou-se sobre o “Bom Segredo” e o “Mau Segredo” e ensinou-se a fugir de situações perigosas.

Recorde-se que a SFPPP é uma associação para a Promoção da Prevenção do Abuso Sexual e Apoio à Vitima sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, que tem como objetivo a prevenção dos abusos sexuais.

Esta associação tem em mãos “o nosso projeto nas escolas, fazendo assim palestras com as crianças sobre a prevenção dos abusos sexuais. Um trabalho voluntário. Neste momento cerca de 5.500 alunos foram alcançados nas escolas do nosso país, incluindo a ilha de São Miguel, nos Açores”, explicou a sua Vice-presidente, Margarida Ferraz, em jeito de balanço.

Assim como foi realizado na Povoação, “nas nossas palestras usamos o livro "Kiko e a mão" do Concelho Europeu com a campanha "aqui ninguém toca". Falamos sobre os bons e maus toques, os bons e os maus segredos e abordamos um pouco as emoções”, adiantou ainda Margarida Ferraz.

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Povoação, Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot