fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 5 de janeiro de 2019

PROTEÇÃO CIVIL LANÇA CONCURSO DE IDEIAS NAS ESCOLAS DOS AÇORES


O Secretário Regional da Saúde anunciou a realização da segunda edição do Concurso de Ideias dos Clubes de Proteção Civil nas escolas dos Açores.

“Esta é uma oportunidade para os alunos aprofundarem conhecimentos em matéria de cultura de prevenção de uma forma criativa e lúdica, ao mesmo tempo que a divulgam no meio escolar e familiar”, afirmou Rui Luís, em declarações à margem de uma visita ao Clube de Proteção Civil da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, onde foram apresentados os objetivos e regulamentos do concurso.

Este Concurso de Ideias, promovido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), é dirigido aos 38 clubes de Proteção Civil existentes nas escolas do arquipélago.

Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar os alunos e a comunidade educativa para a cultura de Proteção Civil, identificar riscos naturais, adquirir hábitos de segurança e desenvolver competências e comportamentos apropriados a situações de emergência.

“O cidadão é a base de uma Proteção Civil coesa e eficaz e é por isso que é determinante educar para os riscos e catástrofes o mais cedo possível”, frisou o Secretário Regional.

Nos clubes de Proteção Civil podem participar alunos e professores, que desenvolvem a sua atividade num tempo letivo de 90 minutos por semana.

Os projetos a concurso são apresentados pelos coordenadores dos clubes e devem incluir os objetivos e as atividades que gostariam de ver exploradas no ano letivo 2019/2020.

O titular da pasta da Proteção Civil referiu que, na primeira edição deste concurso, os alunos demonstraram um elevado grau de conhecimento e interesse, que se espera renovado nesta segunda edição.

“Para esta cultura de Proteção Civil têm contribuído em boa parte os cursos Básicos de Proteção Civil nas escolas e as palestras de sensibilização de Primeiros Socorros, de Funções da Proteção Civil e sobre Riscos Naturais e Medidas de Autoproteção”, realçou Rui Luís.

A par do lançamento do Concurso de Ideias, que foi apresentado a uma plateia de 60 jovens, decorreu uma palestra sobre Primeiros Socorros destinada a alunos do 9.º, 10.º e 11.º ano da EBS Tomás de Borba.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores realizou no ano passado 106 formações na vertente do ensino, dirigidas a 5.600 participantes.

Em 2018 foram distinguidos os projetos 'Proteção Civil em Tertúlia', da Escola Básica da Maia (1.º lugar), 'Promova o Civismo – Evite o Pânico', da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo (2.º lugar) e 'Joga na Prevenção', da Escola Básica e Integrada das Capelas (3.º lugar).

A inscrição para o Concurso de Ideias deve ser feita até 31 de janeiro, através do envio das propostas para o email srpcba.dpfs@azores.gov.pt, acompanhadas de um formulário que se encontra disponível no endereço eletrónico https://www.prociv.azores.gov.pt/.

A divulgação dos vencedores será feita através dos canais de comunicação do SRPCBA, a 25 de março, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Estudante.

GaCS/MS

Povoação, domingo, 6 de janeiro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot