fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

REVERENDO GABRIEL SOARES DE FREITAS MOTA FILHO DA FREGUESIA DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS, LOMBA DO ALCAIDE


Nasceu na Lomba do Alcaide, freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Povoação, aos 22 de dezembro de 1925.

Filho de Gabriel Soares da Mota e de Rosalina Isabel Vieira de Freiras, neto paterno de José da Mota Mendonça e de Maria Raposo da Conceição e neto materno de Felício Vieira e de Mariana Teodoro de Freitas.

Foi batizado pelo Pe. Dr. Caetano José Travassos de Lima, por autorização do Vigário Cooperador, Pe. José de Paiva de Amaral, na igreja de Nossa Senhora dos Remédios, aos 3 de junho de 1926, sendo padrinhos Alberto Ferreira Benevides e Maria da Conceição do Rêgo.

Foi crismado na mesma igreja, por D. Guilherme Augusto Inácio da Cunha Guimarães, sendo padrinho o Pe. Ângelo Amaral.

Completados os seus estudos primários na sua terra natal, entrou no Seminário de Angra em 1939.

Recebeu a Prima Tonsura e Ordens Menores aos 12 de junho de 1949; o Subdiaconado no dia 7 de maio de 1950; o Diaconado aos 14 de maio de 1950. Concluídos os estudos teológicos (ao tempo o curso de Seminário era de 11 anos), foi ordenado sacerdote na Sé Catedral de Angra, por D. Guilherme Augusto Inácio da Cunha Guimarães, no dia 28 de maio de 1950 – Ano Santo Jubilar (62).

Celebrou a sua Missa Nova na igreja onde tinha sido batizado, no dia 18 de junho de 1950.

Atividade Pastoral

A 30 de junho de 1950 é nomeado Vigário Cooperador de Santo António Nordestinho, Ouvidoria de Nordeste, paróquia onde exerceu o múnus sacerdotal até 1958.

Depois de um curto espaço de tempo em que exerceu o cargo de Capelão do Hospital de Ponta Delgada, foi nomeado aos 24 de setembro de 1960 Vigário Ecónomo da paróquia dos Fenais da Ajuda, Ouvidoria dos Fenais de Vera Cruz.

No dia 2 de outubro de 1968 é nomeado pároco de Nossa Senhora dos Remédios, Ouvidoria da Povoação, paróquia onde exerceu o múnus pastoral até ao dia do seu falecimento, ocorrido no Centro de Saúde da Povoação, aos 22 de dezembro de 2001, precisamente aos primeiros minutos do dia do seu 76º aniversário natalício.

A 2 de março de 1978 por necessidade pastoral faz parte da equipa de padres de apoio à paróquia de Água Retorta como Cooperador, sendo depois na década de noventa, precisamente a 9 de Agosto de 1997, sido nomeado administrador Paroquial da mesma paróquia, sem nunca ter deixado de ser pároco da de Nossa Senhora dos Remédios.

Nesta paróquia, celebrou as suas Bodas de Ouro sacerdotais em concelebração festiva a que se associaram todos os colegas da Ouvidoria da Povoação bem como outros sacerdotes da ilha seus amigos. A Missa foi cantada pelo “Grupo Coral Maria”, constituído por elementos das Capelas das paróquias de Nossa Senhora Mãe de Deus, Nossa Senhora dos Remédios e do grupo coral da Igreja de Nossa Senhora de Fátima da Lomba do Botão, acompanhada por orquestra, sob a regência do Maestro Fernando Cabral Leite.

Observações:

*Além da sua ação pastoral, foi Professor de Português, Música e Religião e Moral no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, atual Escola Básica e Secundária da Povoação.

*Durante alguns anos, exerceu o cargo de Presidente da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros.

*Foi o grande obreiro da Igreja do Divino Espírito Santo, da Lomba do Alcaide, obra que, infelizmente, lhe veio a causar grandes e dolorosos dissabores. Superou-os com a dignidade que o caracterizava.

*A ele se fica a dever a construção do Centro Social e Paroquial – “Casa das Mordomias” – da Lomba do Loução.

Por ocasião das comemorações das suas Bodas de Ouro sacerdotais, a Câmara Municipal da Povoação, sob a Presidência do Dr. Carlos Emílio Lopes Machado Ávila, homenageou o Senhor Padre Gabriel concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário do Concelho, a mais alta distinção que a Câmara pode conceder. A sessão solene teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 17 de junho de 2000 (63), tendo sido Orador convidado o Ver. Pe. Dr. José de Medeiros Constância, Vigário Episcopal para a Pastoral.

Nas palavras do orador, trata-se de um sacerdote: “Dedicado à sua missão pelas paróquias onde passou, bom colega. No exercício do ministério pastoral na sua terra natal, além dos melhoramentos materiais que fez na igreja paroquial, no adro da mesma e na casa paroquial, tem feito que nada falte espiritualmente ao povo que lhe está confiado. Se tivéssemos de caracterizar em três expressões p homenageado diríamos homem sereno e delicado, de relacionamento construtivo, de serviço silencioso à sociedade”.
___________________________________

62 Octávio H. Ribeiro de Medeiros, A Igreja nos Açores. Segundo Quartel do século XX, Povoação, Santa Casa da Misericórdia da Povoação, 1998, p. 200.

63 Cf. Seara Verde, n.º 70 (2000), p. 3.

Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros (2ª Edição revista e atualizada, ano de 2014).

Povoação, terça-feira, 22 de dezembro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot