fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

PE. ROBERTO CABRAL DEIXA PARÓQUIAS DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS E FAIAL DA TERRA NUMA DECISÃO CONJUNTA COM A DIOCESE

O Padre Roberto Cabral assumiu as funções de Pároco de Nossa Senhora dos Remédios e Faial da Terra em 2002. Após a sua chegada, estas freguesias não foram mais as mesmas. Arregaçou as mangas, rodeou-se de paroquianos cheios de vontade em contribuir para o melhoramento e recuperação da sua Igreja, e fez obra em tão curto espaço de tempo. O Sr. Bispo D. António de Sousa Braga resolveu transferir o Padre Roberto Cabral para as Paróquias de Conceição da Ribeira Grande e Pico da Pedra, sendo este um momento de despedida. Neste sentido Um Olhar Povoacense abordou o Sr. Padre Roberto Cabral para fazermos um balanço da sua passagem pelas paróquias de Nossa Senhora dos Remédios e Faial da Terra.

Um Olhar Povoacense - Quando foi que o Sr. Padre Roberto assumiu funções de Pároco de Nossa Senhora dos Remédios?

Pe. Roberto Cabral - Eu assumi funções na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios a 10 de Fevereiro de 2002, vindo substituir o Pe. Gabriel Mota que tinha falecido no final de Dezembro de 2001.

U.O.P. - Qual a sua abordagem à religiosidade e empenhamento das pessoas paroquianas de Nossa Senhora dos Remédios?

P.R.C. - Antes de fazermos qualquer juízo de valor e ou tirarmos alguma conclusão acerca duma comunidade nos seus mais variados aspectos é importante não ter ideias preconcebidas da mesma, mas sermos capazes, de forma serena e atenta, observarmos o ritmo dessa comunidade e irmo-nos identificando e integrando na mesma. Por isso, a minha primeira preocupação na abordagem feita foi saber o que existia a nível religioso, social, cultural e as suas tradições. Perante todas estas variantes então fui-me apercebendo que esta era, é e será uma comunidade acolhedora, briosa em todos os seus aspectos, mas muito empenhada em tudo o que faz. No âmbito religioso esse empenho é muito notório nas festas da Padroeira, do Divino Espírito Santo e nas festas maiores do calendário litúrgico, bem como, nas iniciativas ligadas à Paróquia.

U.O.P. - Esteve na liderança das comemorações do 50º Aniversário da paróquia, sendo certamente um momento marcante para si. Como descreve este marcante acontecimento?

P.R.C. - Foi sem dúvida um momento marcante e inesquecível que guardarei para sempre no meu “álbum de memórias”. Foi um momento vivido com grande empenho e alegria por toda a comunidade. Foi um momento marcante a nível religioso que culminou com a visita Pastoral do Sr. Bispo e no plano cultural com o concerto conjunto do Coral de S. José e da Banda Militar dos Açores.

U.O.P. - Foi o Pároco responsável pelas obras de remodelação da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, outro importante feito para a paróquia. Conte-nos um pouco como foi todo este processo?

P.R.C. - Para mim foi um privilégio e uma honra liderar este processo das obras. Mas é importante salientar que não o fiz nem conseguia sozinho. Em primeiro lugar tenho de agradecer à Equipa que trabalhou comigo mais de perto, a Comissão Fabriqueira da Paróquia: a Sra. Ana Franco, a Sra. Fátima Vieira, o Sr. José Martins Vieira, o Sr. Daniel Fagundo e o Sr. Carlos Rebelo. Sem esta extraordinária equipa de trabalho, sem o empenho absolutamente extraordinário da comunidade residente com as suas ofertas anónimas e na adesão às várias iniciativas de angariação de fundos e também das comunidades emigrantes de Bermuda, Canadá e Estados Unidos este processo/projecto das obras de restauro e beneficiação da igreja de Nossa Senhora dos Remédios não teria sido possível concretizar. Convém, também referir, o grande apoio do Governo Regional de então, do executivo Camarário da altura bem como o apoio da Santa Casa da Misericórdia.
       Este projecto/processo marcou-me de forma profundamente positiva para o resto da minha vida, por tudo o que aprendi ao longo do mesmo, pelo empenho da comunidade num objectivo comum: “restaurar a nossa igreja” (expressão usada muitas vezes pelas pessoas ao longo das obras), bem como, por termos honrado a memória dos nossos antepassados que construíram esta igreja e era nosso dever dignificar este património que permanecerá como ícone desta freguesia e perdurará ao longo de gerações.

U.O.P. - Fica perpetuado em livro os acontecimentos mais relevantes sobre a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Descreva-nos a importância desta marcante obra e como foi para si liderar este processo?

P.R.C. - Foi um projecto interessante porque não havia registo escrito de forma compilada da história mais marcante desta jovem Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. Por isso, a Comissão Fabriqueira e eu entendemos que era de suma importância deixar para a posteridade um registo escrito acerca da Paróquia, porque um povo sem memória é um povo sem história.

U.O.P. - Qual o balanço geral que faz da sua passagem como Pároco de Nossa Senhora dos Remédios?

P.R.C. - Não poderei ter a veleidade nem a ousadia de fazer um balanço geral em nome da comunidade desta minha passagem de doze anos e meio por esta Paróquia. O meu balanço é estritamente pessoal e individual. Neste sentido, considero que foi um balanço extremamente positivo Estive, com muita honra, ao serviço desta paróquia ao longo de 12 anos e meio, tenho a consciência que procurei dar sempre o meu melhor para o bem da comunidade, embora nem sempre o tenha conseguido, pois também falho como qualquer pessoa. Contudo, é importante referir que parto de consciência tranquila que coloquei sempre em primeiro lugar os interesses e o bem da comunidade acima de qualquer interesse pessoal. Serei eternamente grato a esta comunidade por tudo o que aprendi, por aquilo que juntos construímos e fizemos.

U.O.P. - O Sr. Bispo decidiu a sua transferência para outra paróquia, sai com tristeza?

P.R.C. - Em primeiro lugar, esta decisão de sair da Paróquia foi uma decisão tomada juntamente com a Diocese. Após uma análise cuidada, fraterna, dialogada, chegamos à conclusão que este era o momento certo para que se abrisse uma nova etapa na vida da comunidade e que será benéfico para esta a vinda de uma voz e pessoa diferentes. Em segundo lugar não se trata de sair com tristeza ou não. Mentiria se dissesse que foi uma decisão fácil de tomar, antes pelo contrário foi uma decisão difícil de tomar, porque como referi anteriormente esta foi uma experiência extremamente positiva e que jamais esquecerei. Por outro lado, sempre me senti desde o primeiro dia como mais um da comunidade e não um estranho que chegava a esta, no fundo ao longo destes anos que aqui estive sempre me senti como um filho da terra e sempre a defendi como tal. Também enraizamo-nos, criamos amizades que ficarão para a vida, vamos também conhecendo e comungando dos problemas e alegrias da vida das pessoas. Por tudo isto, é evidente que existe uma grande nostalgia, mas também a certeza e consciência de dever cumprido.

U.O.P. - Para quando está marcada a sua última missa como Pároco de Nossa Senhora dos Remédios e Faial da Terra?

P.R.C. - A última missa nas paróquias de Nossa Senhora da Graça e Nossa Senhora dos Remédios será no próximo domingo dia 3 de agosto 2014. Após as missas desse dia o meu ciclo como Pároco destas Paróquias fechar-se-á e abrir-se-á um novo na vida destas comunidades com a chegada do novo Pároco que me virá substituir.

U.O.P. - Nesta despedida o que gostaria de acrescentar aos paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios e Faial da Terra?

P.R.C. - Gostaria de agradecer por toda a colaboração que tiveram para comigo; as catequistas, Comissões Fabriqueiras, Comissões de Festas, direcções dos Centros Sociais e seus funcionários, Mordomias, Filarmónicas, Juntas de Freguesias, Casa do Povo, Grupos Corais, enfim, um profundo agradecimento a todas as pessoas sem excepção pela forma como me acolheram e comigo colaboraram. Aproveito também para pedir Perdão por alguma palavra e ou atitude, que sem intenção, possa ter sido ofensiva e ou incorrecta.
Apelo para que continuem a ser as comunidades empenhadas, briosas e que sejam muito colaborantes e ajudem o vosso novo Pároco porque só uma comunidade verdadeiramente unida pode crescer e valorizar-se.

Citando um dos grandes actores e humoristas portugueses, Raúl Solnado: “ Façam o favor de serem Felizes”.

Até Sempre,

Pe. Roberto Cabral

Um Olhar Povoacense agradece ao Pe. Roberto Cabral a simpatia e humildade com que sempre nos tratou, desejos de muitas felicidades na sua nova paróquia e na sua missão evangelizadora.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot