fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Red Bull Cliff Diving: O REGRESSO AOS AÇORES, VILA FRANCA DO CAMPO (vídeo)

Sexta temporada com arranque inédito em Cuba, regressando a meio da época (26 de julho) aos Açores, Vila Franca do Campo.

Depois de ter mudado a face de um desporto até há pouco tempo praticamente desconhecido, o Red Bull Cliff Diving World Series continua a evolução a partir do próximo mês de maio. A sexta temporada tem um arranque inédito em Cuba, regressando a meio da época (26 de julho) aos Açores, pela terceira vez consecutiva. No ilhéu de Vila Franca do Campo os melhores especialistas de saltos para a água de grande altura vão uma vez mais desafiar a gravidade em estreito contacto com a natureza.

Embora seja considerada uma das modalidades extremas mais antigas da história, os saltos para a água de grande altura só muito recentemente atingiram o devido reconhecimento no panorama do desporto mundial. Este é o resultado de uma aposta que começou em 2009 com a primeira edição do Red Bull Cliff Diving World Series e elevou a competição muito para além do mero espectáculo, visitando os mais variados cenários ao longo de 35 etapas, disputadas até hoje em 19 países. Consequência desta dinâmica foi o inédito reconhecimento desta disciplina por parte da Federação Internacional de Natação (FINA), ocorrido no ano passado.

Portugal continua pelo terceiro ano consecutivo a fazer parte desta dinâmica, conservando no mapa aquele que é já considerado um dos novos paraísos mundiais do Cliff Diving – o ilhéu de Vila Franca do Campo. A etapa açoriana surge desta feita em quinto lugar no calendário da sexta época do Red Bull Cliff Diving World Series e mantém algumas caraterísticas que suportam precisamente toda a mística que alimenta a modalidade nascida há mais de 200 anos, nas também vulcânicas ilhas do Havai. O Diretor Desportivo, o austríaco Niki Stajkovic exprime o sentimento da organização:

Estamos muito felizes por voltar aos Açores! Além da beleza natural, o local da competição tem um apelo especial, pois continua a ser o único do circuito onde os atletas vão poder saltar diretamente do penhasco como acontecia nas origens do desporto. Estamos ansiosos por organizar aqui mais um evento de sucesso e mal podemos esperar para entrar de novo nas águas de São Miguel.

Vítor Fraga, Secretário Regional do Turismo e Transportes do Governo dos Açores, comenta assim este regresso: “Esta etapa do Red Bull Cliff Diving que se realiza em São Miguel, promove e afirma o Destino Açores de uma forma arrojada e inovadora. Este é um evento que contribui para a consolidação do setor turístico dos Açores, que assenta a sua oferta na natureza e nas experiências vividas através dela. A realização desta etapa nos Açores pelo terceiro ano consecutivo vem consolidar a imagem de excelência do nosso Arquipélago, associando-a a um evento com a visibilidade do Red Bull Cliff Diving, criando assim uma simbiose perfeita. Os Açores são, indiscutivelmente, um palco natural e de excelência para a prática do cliff diving”.

A época de 2014 é composta por um misto de regressos e estreias, a começar por uma novidade chamada Havana (Cuba) – onde será dado o pontapé de saída da competição, no próximo dia 10 de maio. Do ambiente colonial, o campeonato viaja também pela primeira vez até ao coração do Texas (EUA), mais concretamente até ao lago Possum Kingdom (7 junho). Já em solo europeu segue-se o misterioso “covil da serpente”, na ilha irlandesa de Inis Mór (29 junho). Em julho há mais dois regressos, primeiro na Noruega (11) e depois no ilhéu de Vila Franca do Campo (26). O castelo de Yalta, em pleno mar negro (Ucrânia) recebe a sexta etapa a 30 de agosto – depois de ter sido o palco da final de 2011. Bilbau é a novidade que se segue (20 setembro), antes do encerramento da competição levar a elite mundial até Yucatán, no México (18 outubro). O alargamento ao setor feminino, iniciado no ano passado em Itália vai continuar, com três das oito etapas (EUA, Noruega e México) a envolverem as melhores especialistas da modalidade – incluindo a Campeã do Mundo FINA Cesilie Carlton.

Nos masculinos há duas novas entradas para o quadro permanente – o norte-americano Andy Jones e o polaco Kris Kolanus – que se juntam assim a uma elite onde militam os vencedores das últimas épocas: o russo Artem Silchenko (2013), o britânico Gary Hunt (2010-2012) e a lenda Orlando Duque (2009).

O Red Bull Cliff Diving World Series obedece a regras semelhantes aos saltos para a água olímpicos, com a principal diferença a residir no facto da plataforma ser montada a uma altura fixa de 27 metros, proporcionando uma aceleração próxima do arranque de um F1: 0-100 km/hora em menos de três segundos! O formato da competição inclui quatro rondas, sendo a avaliação dos saltos (saída, posição no ar e entrada na água) assegurada por um júri internacional de cinco elementos onde se incluem os Campeões Olímpicos Greg Louganis (EUA) e Dmitri Sautin (RUS).

CALENDÁRIO| 2014 RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES

10/5 | Havana | CUBA
7/6| Texas | EUA
29/6| Inis Mór | IRLANDA
11/7| Kragerø | NORUEGA
26/7| Açores | PORTUGAL
30/8| Yalta | UCRÂNIA
20/9| Bilbao | ESPANHA
18/10| Yucatán | México

ATLETAS MASCULINOS (fixos)

Andy Jones EUA
Artem Silchenko RUS
Blake Aldridge GB
David Colturi EUA
Gary Hunt UK
Jonathan Paredes MEX
Kris Kolanus POL
Michal Navratil CZE
Orlando Duque COL
Steven LoBue EUA
Blake Aldridge GB

ATLETAS FEMININOS (fixos)

Anna Bader GER
Cesilie Carlton EUA
Ginger Leigh Huber EUA
Jacqueline Valente BRA
Rachelle Simpson EUA

Sabe mais em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot