fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

VIOLA TOEIRA DE COIMBRA E VIOLA DA TERRA JUNTAS EM CONCERTO NA RIBEIRA QUENTE

A população da freguesia da Ribeira Quente assistiu, ontem à noite, no Centro Social e Paroquial da localidade, ao concerto da Viola Toeira, que é originária da região de Coimbra, um acontecimento inserido nas “Violas do Atlântico IV” organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra.

O evento reuniu a Viola Toeira e a Viola da Terra, como já vem sendo habitual neste modelo organizado pela Associação, no sentido de dar a conhecer as nossas Violas mas, também, procurar o reencontro musical entre as mesmas.

Na Viola da Terra esteve Rafael Carvalho, músico que tem feito um esforço de revitalizar a Viola na atualidade com as escolas de violas onde leciona ou é responsável como acontece com a da Ribeira Quente e da Fajã de Baixo e ainda no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Rafael é ainda Diretor Musical da Orquestra de Violas da Terra, membro do trio Musica Nostra, do quarteto Origens, encontrando-se, de momento, a finalizar as gravações do seu segundo CD a solo.

Amadeu Magalhães trouxe a Viola Toeira e o Cavaquinho na bagagem. O seu percurso musical inicia-se em 1990 com os Realejo em Coimbra grupo do qual é responsável musical até hoje. Mais tarde integra o grupo de música medieval e renascentista, Ars Musicae, a tocar sopros e em 1999 integra o grupo Quadrilha. A par destes grupos, trabalhou ainda com Fausto, Dulce Pontes, José Cid, Roberto Leal, Né Ladeiras, Brigada Vitor Jara, Anabela, Chico César, Clau, Ginga, Paulo Bragança, Paulo de Carvalho, Terra D'água, Uxia, Zeca Medeiros, Helena Lavouras, Luis Represas.

Amadeu Magalhães leciona instrumentos tradicionais no GEFAC e na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra desde 1994 (Cavaquinho, Bandolim, Guitarra, Toeira, Beiroa, Concertina, Flauta e Gaita de Foles).

Fonte/Fotos: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação




























Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot