fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

BERTA CABRAL NA TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO PANAMÁ

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional representou o Governo Português na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela, realizada esta terça-feira no Estádio Rommel Fernández, na Cidade do Panamá.

No regresso a Portugal, Berta Cabral estreou a ligação cidade do Panamá-Lisboa, operada pela TAP-Air Portugal. A última etapa, da rota que parte da capital portuguesa em direção a Bogotá, na vizinha Colômbia, é o primeiro voo regular da operadora aérea nacional com escala no Panamá.

O relacionamento entre Portugal e o Panamá tem conhecido um significativo incremento desde as visitas do Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, a este país da América Central e do então Presidente panamense, Ricardo Martinelli a Portugal, ambas em 2013.

O iminente alargamento do Canal do Panamá, previsto para o final de 2015 e que duplicará a atual capacidade de transporte de carga via marítima nas importantíssimas rotas entre o Pacífico e o Atlântico, envolvendo 80 países, valorizará muito o potencial do Porto de Sines.

O volume de negócios entre os dois países  foi de cerca de 20 milhões de euros em 2013, com uma tendência de crescimento. Em 2012, foram mais de 120 a empresas portuguesas que exportaram para o Panamá e existem algumas a operar no país, inclusivamente na construção do alargamento do Canal, ampliando muito a comunidade portuguesa com a migração temporária de trabalhadores.

Berta Cabral testemunha criação de Câmara Luso-Panamiana

Berta Cabral presidiu a um encontro de empresários portugueses estabelecidos no Panamá, reunidos esta manhã, com vista à criação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Panamiana.

"Tudo o que os nossos empresários puderem fazer para o crescimento das empresas portuguesas no estrangeiro e das suas próprias empresas é um contributo muito importante para o nosso país", afirmou Berta Cabral. Acrescentou ainda que "o Governo está empenhado em apoiar a comunidade portuguesa no Panamá", nomeadamente no sentido de reforçar a representação diplomática neste país centro-americano.

A comunidade portuguesa tem cerca de três centenas de cidadãos registados no consulado, com forte incidência de madeirenses.

Aproveitando a inauguração dos voos Cidade do Panamá-Lisboa, rota que utilizou para regressar a Portugal, Berta Cabral sugeriu que os líderes da comunidade portuguesa também olhassem para a divulgação no nosso país das potencialidades do Panamá como local de acolhimento para investidores e jovens portugueses, atendendo às elevadas taxas de crescimento económico. "O aumento da presença portuguesa no Panamá será bom para todas as partes", defendeu a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional.


A constituição da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Panamiana resulta do esforço de estreitamento das relações bilaterais que levou o então Presidente da República do Panamá, Ricardo Martinelli, a visitar Portugal e à ida do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, ao país mais a sul da América Central, ambas as viagens no final de 2013. Os passos decisivos para a criação da Câmara foram dados já no início deste ano com o apoio do encarregado de negócios de Portugal no Panamá, Manuel Samuel, e do cônsul honorário, Edwin Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot