fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

AQUARIOFILIA “EM FASE DE CRESCIMENTO NOS AÇORES ATRAI CADA VEZ MAIS PESSOAS” (vídeos)

Não há dados concretos nos Açores sobre o número de aficionados à aquariofilia (prática de criar peixes em aquários), mas estima-se que muita gente seja apaixonada por este hobbie. O jovem João Domingos, de 20 anos de idade, é natural de Água de Pau, e é uma dessas pessoas que não vive sem a companhia dos seus quarenta peixes.

Através do seu amigo ribeiraquentense João Costa, Um Olhar Povoacense soube desta paixão do jovem João Domingos e procuramos saber um pouco mais sobre a aquariofilia.
Diz-nos o jovem João que a aquariofilia é não só a prática de criar peixes, plantas, entre outros organismos aquáticos, como pode ser considerada uma arte. Pode ser chamado de aquariofilia, aquarismo e paisagismo, onde uma paisagem capta a atenção de muitas pessoas e as levam por vezes a pensar que é impossível ser um aquário.

A sua paixão pela aquariofilia já vem de muitos anos atrás. O seu avó tinha um aquário e desde pequeno sempre teve um gosto em ter um, só que à uns anos trás s coisas não eram tão desenvolvidas como hoje em dia. João só conhecia os peixes de água fria e nunca teve a possibilidade de ter um. Na altura, um amigo seu também tinha vários aquários, pensa que uns cinco ou seis, e também sempre o incentivou a ter peixes.

Para o João conseguir ter peixes teve de guardar algum dinheiro do seu trabalho nas férias. Teve o seu primeiro aquário aos 15 anos. Um aquário de 50 cm de cumprimento que os seus pais o compraram em promoção.

Atualmente João Domingos tem em casa cerca de 35 a 40 peixes, as já fez muita criação de peixes como por exemplo, Guppys e Kribensis. Já chegou a ter cerca de 100 peixes no seu atual aquário. Também já fez criação de Caracóis Maça, à volta de 250 a 300 caracóis.

As regras básicas para se ter um aquário em casa são: em primeiro lugar, não colocar o aquário num local exposto onde o sol incida diretamente, pois isso influencia o aparecimento de algas, tal como a quantidade de horas em que a luz do aquário se encontra ligada. O João aconselha no máximo 08h a 09h por dia, ser um aquário quadrado ou retangular, pois se colocar os peixes num aquário redondo altera o comportamento dos peixes (eles ficam “stressados”), ter muita paciência e, acima de tudo, muito respeito pelos animais e saber que ele, tal como nós, devem comer e nunca ser desprezados.

Os principais erros de manutenção dos aquários e que levam à não sobrevivência dos mesmos, é o esquecimento de tratar deles e colocar os peixes no mesmo dia que a água foi renovada. Se o aquário já se encontra com a água, deve-se colocar o saco de transporte aberto dentro de água e encher o saco com um pouco de água do aquário de cinco em cinco minutos, pelo menos três a quatro vezes. Isso faz com que os peixes se habituem à temperatura da água. Além disso, deve-se manter a água num nível estável como por exemplo, verificar o PH. Torna-se difícil manter os peixes em níveis estáveis, por isso o melhor é mantermos os peixes à temperatura da nossa água da torneira.

O melhor sítio para se ter um aquário em casa será num local amplo, nunca muito escuro, que não seja numa zona muito quente, para os fazer sentir em casa e recriar principalmente o seu habitat natural.

Os custos médios para se ter um aquário com condições ideais, anda à volta dos 50,00€/60,00€, pois com essa verba já se compra um aquário com as principais condições (boa luz, bom filtro e bom termostato).

A nível de comércio nesta área onde se inclui os produtos e o atendimento especializado, comparando com o Continente, a nossa região está um pouco pobre na área da aquariofilia, mas considera o João que está em fase de crescimento.

Quem desejar visitar a página do facebook ministrada pelo João Domingos, para ficar a conhecer mais um pouco do seu trabalho com os aquários aqui fica o link:

Fonte: Diário dos Açores/João Domingos

https://www.facebook.com/mariajoao.domingos.798?fref=ts

Veja os vídeos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot