fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de maio de 2022

Desmistificar o estigma: “o tabaco não é causa isolada para o cancro do pulmão” - Dia Mundial Sem Tabaco

Campanha do GECP para o Dia Mundial Sem Tabaco | 31 de maio

Desmistificar o estigma: “o tabaco não é causa isolada para o cancro do pulmão”

 

A assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) alerta para outros fatores de risco que podem estar na origem do cancro do pulmão, além do tabagismo. Pretende-se desmistificar a ideia de que só quem fuma tem cancro do pulmão, embora ressalvando o dado conhecido que de 85% dos casos deste tipo de tumor são devidos ao consumo tabágico.


“Somos muitas vezes confrontados com a frustração de doentes que nunca fumaram e desenvolvem cancro do pulmão”, refere o grupo de trabalho do GECP dedicado a esta campanha. Os especialistas explicam: “de facto, cerca de 85% dos casos de cancro do pulmão poderiam ser evitados com a cessação dos hábitos tabágicos, no entanto existem outras causas para o desenvolvimento de células cancerígenas nos pulmões”. A poluição ambiental, seja através da exposição a fumos dos escapes de automóveis/fábricas ou da exposição a fibras de amianto, muito utilizadas na construção civil durante muitos anos; os fatores genéticos/hereditários; e, claro, uma prática de ação voluntária ou involuntária de fumador passivo, são aspetos que podem levar ao desenvolvimento de cancro do pulmão.


“Devemos incentivar a cessação tabágica em todas as oportunidades de diálogo com os nossos doentes, tendo aqui a Medicina Geral e Familiar um papel de destaque nas consultas regulares com os seus utentes”, considera o GECP. No entanto, “é importante reforçar que o cancro do pulmão é mais do que fumar”, olhando para a saúde do pulmão como um todo e procurando evitar estas outras causas que, a longo prazo, podem ter consequências indesejadas.


Os pneumologistas envolvidos nesta campanha (Dr.ª Ana Barroso, Dr.ª Carina Gaspar, Dr. Daniel Coutinho, Dr.ª Margarida Dias e Dr.ª Teresa Almodovar) esclarecem ainda que este tipo de cancro é, por norma, “silencioso”, isto é, “pode crescer durante muito tempo sem dar qualquer sintoma ou sinal, o que dificulta o seu diagnóstico nas fases iniciais”, fator agravado no caso de não fumadores, em que as suspeitas ficam diminuídas. “Não obstante, podemos enumerar sintomas de alarme que devem motivar uma ida ao médico o mais rapidamente possível: tosse irritativa e persistente e/ou com sangue; dor torácica, no ombro e braço; dificuldade respiratória ou em engolir; dor óssea; fadiga/perda de apetite por períodos prolongados, edema da face e pescoço e pieira no peito”.


Enquanto mensagem final para esta data, o grupo de especialistas dedicado ao combate do cancro do pulmão acredita ser necessário “orientar os esforços no combate à doença na direção certa”, sendo ela a prevenção, com a diminuição da exposição aos fatores de risco mencionados (tabaco e além do tabaco) e o diagnóstico precoce (através do rastreio e sensibilização da população).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot