Associando-se às Comemorações do Dia da Europa, promovidas pela Presidência do Governo, através do Subsecretário Regional da Presidência, a Câmara Municipal Povoação enfeitou uma das mais tradicionais artérias da Vila, com as 27 bandeiras dos Estados-Membros e com a bandeira da União Europeia (UE).
Este ano, as comemorações do Dia da Europa na Região Autónoma dos Açores realizam-se de 5 a 16 de maio. A iniciativa insere-se na chamada “Rua da Europa”, que surge no âmbito do Programa Cidadania Europeia e consiste em ajudar a desenvolver nos cidadãos o sentimento de pertença a uma identidade comunitária europeia, assente na diversidade e na partilha de valores comuns transversais a todos os cidadãos europeus, tendo por base a democracia, a cidadania e o multiculturalismo. Numa época de guerra, a UE continua a afirmar-se mais do que nunca, de acordo com os seus governantes, como um projeto de paz, resiliência e valores, onde ressalta uma vontade comum: o bem-estar dos cidadãos.
Recorde-se que para comemorar o Dia da Europa as instituições europeias abrem as portas ao público. No dia 7 de maio, a Comissão Europeia abrirá as portas físicas e virtuais, demonstrando união e solidariedade para com todos os europeus. Este ano assinala-se o Ano Europeu da Juventude e a importância dos jovens europeus na construção de um futuro melhor. Um futuro mais verde, mais digital e mais saudável. Em Bruxelas poderá visitar a sede da Comissão Europeia entre as 10 e as 18 horas e conhecer o trabalho lá realizado. As Representações da UE na Europa e as Delegações da UE no resto do mundo também organizam diversas atividades e eventos para todas as idades. Milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa.
Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, assinala-se a unidade do continente europeu e o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, considerada como o momento fundador da atual União Europeia, a 9 de maio de 1950. O discurso proferido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês, da altura, que tinha subjacente um plano ambicioso para garantir a paz a longo prazo na Europa do pós-guerra. Presentemente, “trabalhar em prol da paz na Europa é cada vez mais evidente no momento em que se destaca a união e a solidariedade para com a Ucrânia”, referem as entidades europeias.
E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação
Sem comentários:
Enviar um comentário