fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 4 de maio de 2021

VICE-PRESIDÊNCIA ASSINALA DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA COM SESSÕES ‘ONLINE’

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove na quarta-feira, 5 de maio, pelas 18h00 dos Açores, duas sessões ‘online’ consecutivas para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.


A primeira sessão partilhará os testemunhos de dois cidadãos estrangeiros a residir nas ilhas de São Miguel e Terceira, que frequentaram os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas promovidos anualmente pelo Governo dos Açores, para evidenciar o impacto desta iniciativa na integração social e profissional dos imigrantes.


Participam nesta sessão a cidadã argentina Jimena Jacobacci, que frequentou o curso organizado pelo Gabinete de Apoio a Migrantes da Cresaçor em Ponta Delgada, e o cidadão russo Grigory Ilchenko, que aprendeu a língua portuguesa no curso ministrado pela Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) em Angra do Heroísmo.

A segunda sessão abordará a língua portuguesa na perspetiva da sua preservação junto dos descendentes dos emigrantes açorianos já nascidos na América do Norte. São convidados o presidente da Associação de Professores de Português dos Estados Unidos da América, Luís Gonçalves, da Universidade de Princeton, e a presidente da Associação de Professores de Português do Canadá, Anabela Rato, da Universidade de Toronto.


Este segundo debate, igualmente moderado pelo diretor regional das Comunidades, José Andrade, permitirá conhecer os desafios atuais da aprendizagem oficial da língua portuguesa, por parte das duas associações que dinamizam 250 professores do ensino secundário e universitário, em diferentes estados americanos e províncias canadianas.


As duas sessões terão a duração global de uma hora e serão transmitidas em direto através da página oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook.


O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela UNESCO em 2019. O português tornou-se, assim, o primeiro idioma do mundo a ter uma data oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas. Mais de 250 milhões de pessoas falam português em nove países da Europa, América, África e Ásia, fazendo do nosso idioma a 9ª língua mais falada do planeta.


Governo dos Açores | Fotos: DRCom


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot