fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2021

ALUNOS DO CENTRO PEDAGÓGICO DA POVOAÇÃO PARCEIROS NA EXPOSIÇÃO “A MAIOR FLOR DO MUNDO” DE SARAMAGO

Os alunos dos cursos Despiste e Orientação Vocacional, Pré-Profissionalizante e Profissionalizante, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos, orientados pelos docentes Sérgio Pacheco, Silvino Torres e Eulália Raposo, do Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação foram parceiros fundamentais na realização da exposição de pintura da Fundação Saramago intitulada “A Maior Flor do Mundo”, organizada pela Biblioteca da Escola da Povoação, em parceria com a Rede Regional de Bibliotecas Escolares e com a Câmara Municipal da Povoação. "A Maior Flor do Mundo" esteve em exposição de 12 a 18 de maio, na EB 1,2,3/JI das Furnas e está de 20 a 28 de maio na Escola Básica e Secundária Maria Isabel do Carmo Medeiros da Povoação. “Nem a Escola, nem o próprio município dispunham dos cavaletes necessários à instalação dos quadros da referida exposição. Assim, numa iniciativa do Vereador da Cultura e no âmbito das diversas parcerias que têm sido desenvolvidas com a Câmara Municipal e a EBS da Povoação foi proposto ao Centro Pedagógico a construção destes cavaletes, de modo a colmatar esta lacuna. Assegurado todo material por parte da Câmara, docentes e alunos do Centro Pedagógico iniciaram os trabalhos de imediato e o resultado está à vista”, referiu Sérgio Ventura.

O Centro Pedagógico da Povoação, que este ano completa 10 anos de existência, está vocacionado para os Programas de Recuperação de Escolaridade, Cursos Vocacionais, UNECAS e PROFIJ. Nasceu no ano letivo 2011/2012 de um projeto apresentado pelos professores Sérgio Pacheco e Silvino Torres, no âmbito da sua visão para uma escola mais inclusiva e com maior capacidade de potencialização daqueles alunos que, por norma, não encontravam no ensino regular as respostas adequadas às suas necessidades e espectativas. O Centro tem como função a promoção de práticas pedagógicas, no âmbito da formação vocacional, pré-profissionalizante e profissionalizante. Tratou-se de um projeto inovador que, além de rentabilizar um edifício escolar que se encontrava encerrado, tem proporcionado as condições humanas e materiais determinantes para a realização de uma boa formação prática, permitindo aos alunos a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos e das aptidões necessárias a um bom desempenho socioprofissional. Este diferente método de ensino já foi inclusive exemplo a seguir por outro Conselho Executivo que acabou por implementar algo do género na ilha de São Jorge.


Segundo Sérgio Ventura, O Centro tem prevenido situações de insucesso e de abandono escolar precoce; tem favorecido a melhoria da aquisição de conhecimentos e competências no desenvolvimento de atitudes e valores; tem desenvolvido competências sociais como o trabalho em equipa, a comunicação, a gestão de conflitos e a tomada de decisões coletivas; tem promovido o aumento da motivação e autoestima dos alunos, contribuindo para a melhoria do sucesso educativo de alunos com percursos escolares irregulares, entre muitas outras competências que são adquiridas no decorrer da formação.


Cerca de 80 alunos frequentam o Centro Pedagógico da Povoação onde são disponibilizados os cursos de Uneca Ocupacional, Curso Despiste e Orientação Vocacional, Curso Pré-Profssionalizante; Curso PROFIJ nível II, tipo 2 (cofinanciados pelo Fundo Social Europeu): Operador Agrícola e Empregado de Restaurante-Bar, Cursos PROF B3 (currículo adaptado): Empregado de Restaurante-Bar e Operador de Jardinagem. As áreas pedagógicas englobam a cozinha, a horticultura, a jardinagem e a carpintaria.


Ao longo dos 10 anos de existência mais de 800 alunos já passaram pelo Centro Pedagógico da Povoação e alguns destes foram premiados com as suas “invenções”, nomeadamente com o primeiro prémio, ao nível do 3º ciclo, no 8º Concurso IdeiAçores com o projeto de queijadas de conteira. A iniciativa original com o nome “Conteirices dos Açores” foi desenvolvida, durante 6 meses, pelas turmas Profij Operador Agrícola e Curso Vocacional 3, sob a orientação das docentes Andrea Pereira, Telma Bernardes e Patrícia Silva e dos professores José Miguel Pereira, Tiago Pinto e Silvino Torres.


E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot