fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

VAMOS FALAR UM POUCO DE... FESTA DO CORPUS CHRISTI

ARCOS TRIUNFAIS – A VITÓRIA DA EUCARISTIA


Pesquisando podemos deduzir que o surgimento dos arcos triunfais na decoração das festas do Corpus Christi, na Vila da Povoação, tenha a ver com o triunfo eucarístico que representa a vitória da eucaristia que tem no mais profundo do seu sentido, a presença de Jesus no pão e no vinho, corpo e sangue de Cristo.


Vejamos a origem e o significado do arco triunfal:

O arco triunfal foi marco das conquistas do exército de Napoleão Bonaparte. No coração de Paris, ele é ponto de partida das cerimónias mais importantes que ocorrem na França. Empolgado após uma esmagadora vitória, o imperador francês Napoleão Bonaparte (1769/1821) prometeu: “vocês voltarão sob arcos triunfais”. Essa frase, dita por Napoleão aos seus soldados em 1805, foi a chave para a construção de um dos cartões postais de Paris. Napoleão proferiu essas palavras logo depois da vitória do exército da França sobre as tropas aliadas de Rússia e Áustria na Batalha de Austerlitz – na época uma cidade da Moravia e que hoje se chama Slavkov, no sul da República Checa. 

Na procissão que se realiza sempre no final da tarde de 5ª feira do Corpo de Deus, a imagem do sacerdote, portador da hóstia, símbolo da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue, tornando-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus, passa triunfalmente sob o arco, símbolo dos vitoriosos. Esta é apenas uma interpretação que podemos fazer e que tem alguma lógica.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot