fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ROTA DOS MOINHOS – FREGUESIA DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS, POVOAÇÃO (Vídeo)

Depois da reportagem efetuada pelo nosso blog à cerca de duas semana atrás, foram muitas as pessoas que se mostraram interessadas em efetuar um reconhecimento ao trilho da Ribeira dos Bispos “Rota dos Moinhos”.

O tempo agreste acabou por assustar alguns e outros houve que fizeram questão de caminhar mesmo assim, com o tempo travesso.

Inicialmente seria um grupo a rondar as 20 ou mais pessoas, mas acabamos por fazer o trilho com 10 aventureiros caminhantes na Ribeira dos Bispos.

Um grupo deslocou-se de propósito de Ponta Delgada à Povoação, fazendo questão de mesmo com as condições meteorológicas um pouco adversas de caminhar e conhecer, bem como de verificar pessoalmente as potencialidades de ali se poder abrir um trilho ao público.

Ricardo Moreira é Guarda Florestal de profissão em Ponta Delgada e guia responsável pelo grupo de percursos pedestres “Trepadores”, fazem muitos trilhos não oficiais e depois de visualizar a reportagem no blog “Um Olhar Povoacense” sobre a exploração na Ribeira dos Bispos, mostrou enorme interesse em o efetuar com o seu grupo. Depois de efetuada a caminhada de 2,300 Km, a sua avaliação do percurso foi muito positiva, afirmando que tem enorme potencial e história para contar aos amantes da natureza.

André Tavares outro amante da natureza e dos trilhos, licenciado em Turismo, com mestrado em biodiversidade e biotecnologia vegetal, foi outro dos participantes nesta aventura efetuada hoje e que também reconheceu enormes potencialidades nesta pretensão e possível “Rota dos Moinhos”. De salientar que foram encontradas cameleiras centenárias e que diz o André serem um achado raro e de valor.



O águaretortense Luís Silva, aposentado, e que esteve ligado à recuperação e abertura da rede de trilhos do nosso concelho nos mandatos do PSD (Este era um serviço do Pelouro da Cultura e Turismo), foi outro dos participantes nesta caminhada matinal de sábado, reconhecendo enorme potencial em ali se criar a “Rota dos Moinhos”.

A empresária local Fátima Vieira também fez questão de efetuar este 2º reconhecimento pedestre com o grupo, pois na sua juventude ainda se lembra dos muitos moinhos ali existentes a funcionar e de como eram importantes para a economia local, sendo esta ideia de efetuar a “Rota dos Moinhos” fenomenal e muito importante para a Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios, pois são muitos os turistas que nos visitam amantes da natureza e em especial dos trilhos, das nossas história, costumes e tradições.

Devido à chuva dos últimos dias a água da Ribeira dos Bispos apresentava um caudal maior e barrento relativamente ao 1º reconhecimento, em que o tempo estava muito bom e com a água cristalina.

Encontramos umas escavações na rocha muito interessantes, da qual se pensa ter sido um galinheiro ou pombal, escavado por quem ali trabalhava nos moinhos, sendo este achado considerado histórico pelos nossos acompanhantes de hoje.

Apesar do mau feitio do tempo foi uma manhã e parte de tarde de sábado muito agradável e passada em ótima companhia, terminando no empreendimento turístico da “Casa da Cisaltina”, onde nos foi ofertado pela sua proprietária, Fátima Vieira, um lanche acompanhado de café e cházinho bem quentinhos, que acabaram por fazer a diferença no aquecimento dos pezinhos molhados e da qual agradecemos.

Façamos votos para que esta pretensão da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios possa vir a chegar a uma fase de concretização, pois seria uma mais valia para o concelho da Povoação e em especial para a freguesia.




Carregue no link abaixo e visualize o álbum de fotos:

Povoação, sábado, 25 de novembro de 2017.

Publicado em Quinta-feira, 30 de novembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot