fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FALECEU O POVOACENSE BENJAMIM DO CARMO 15/3/1937 A 15/11/2017

Recebemos a triste e inesperada notícia do falecimento do nosso estimado colaborador, o povoacense Benjamim Pimentel do Carmo, natural da Lomba do Alcaide, na altura pertencia à Freguesia de Povoação (Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios só foi constituída mais tarde),  Concelho de Povoação, contava 80 anos de idade, filho Mariano Joaquim do Carmo e de Rosa Pimentel do Carmo, solteiro. Foi encontrado sem vida ao final da tarde de ontem, 15 de novembro, em sua casa.

Eram seus irmãos Leonel Joaquim do Carmo e Ângelo Pimentel do Carmo (ambos já falecidos). Deixa cunhada Adozinda Carmo, seus sobrinhos Leonel do Rego Carmo e Fátima de Jesus Carmo Almeida, era também sua sobrinha Maria Manuela Carmo Arruda (já falecida), deixa ainda os sobrinhos em segundo grau Steve Arruda, Wendy Pacheco, Cristina Carmo Almeida, Rodrigo e Leonel Carmo.

O povoacense Benjamim do Carmo deixou-nos inesperadamente e sem aviso prévio. Era um bom cidadão e de uma delicadeza enorme, um homem que ao passar na rua cumprimentava as pessoas com um agradável sorriso e simpatia que lhe era reconhecida, bom dia, boa tarde, boa noite. Povoacenses de várias gerações conheceram-no e conviveram com ele, pois quem não se lembra da loja do Sr. Leonel na Ponte Nova, seu irmão, e a quem ajudava a despachar clientela. Era um homem sabedor, com cultura e com muitas histórias para contar, histórias, estas, que felizmente as foi transcrevendo para o papel para que não se perdessem no tempo, histórias de vida, contos, poemas, versos, de tempos antigos, modernos e atuais. De salientar que através das suas histórias e contos foi colaborador de vários jornais regionais, entre os quais o Baluarte da ilha de Santa Maria, terra onde passou alguns anos da sua vida com os seus pais que para lá foram trabalhar, ilha onde conquistou muitas amizades, ilha que falava com brilhozinho nos olhos e recordava imensas histórias. Também foi colaborador do desaparecido Jornal Seara Verde entre outros na nossa ilha. Hoje e através das novas tecnologias era colaborador do meu Blog “Um Olhar Povoacense”, e era sempre com enorme prazer e alegria que recebia a visita do Sr. benjamim no meu local de trabalho, vinha entregar mais um texto em papel para passar para o computador e divulgar aos muitos aderentes das novas tecnologias que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. Alguns dos seus escritos chegavam-me enviados através da MaisPublidecor e do povoacense Luís Guilherme, pessoas da sua confiança a quem recorria para através da internet os fazer chegar ao meu Blog.   

Partiu o povoacense Benjamim do Carmo, mas muitas das suas histórias ficaram e temos ainda algumas em carteira que continuaremos com muito gosto e agrado a publicar aqui no Blog. Desta forma manter-se-á vivo através da sua escrita que em muitas das suas entrelinhas há muito para nos ensinar e dar a conhecer.

As memórias, ao contrário da vida, não nos podem ser roubadas. É nelas que os seus familiares e amigos poderão encontrar motivação para o continuar a recordar com carinho e pelo bom cidadão que foi. Sentiremos muitas saudades do povoacense Benjamim do Carmo e, uma coisa é certa, o sentimento da sua presença será constante entre nós pelo legado que nos deixou.

O seu corpo chegará à casa funerária da Lomba do Loução por volta das 23h00/23h30 de sexta-feira, 17/11/2017, onde estará em câmara ardente até às 08h00 de sábado, 18/11/2017, hora do seu funeral rumo à sua última morada, cemitério de São João na Lomba do Loução.

Um Olhar Povoacense perdeu um excelente colaborador, um amigo, um ser humano com qualidades acima da média, um homem simples e com grande coração, rico de sabedoria…, sentidas condolências em especial aos seus sobrinhos e restantes familiares.

Povoação, Quinta-feira, 16 de novembro de 2017.

5 comentários:

  1. Um abraço de enorme pesar a todos os seus familiares. Partiu um Homem Bom, um Amigo. Guardarei com carinho uma brochura que me ofereceu, com poemas populares de quando vivia em Santa Maria.
    Até sempre Senhor Benjamim, descansa na Paz do Senhor.

    ResponderEliminar
  2. Faleceu um Homem Bom, um Amigo. Um abraço sentido a todos os seus familiares.
    Guardarei com carinho uma brochura com poemas de quando vivia em Santa Maria, que me ofereceu com gosto.
    Até um dia Amigo Sr.Benjamim, que descanses na Paz do Senhor.

    ResponderEliminar
  3. E com muita tristeza que recebo esta noticia da morte do senhor Benjamim do Carmo aqui no Canada. Tal como foi descrito na noticia o senhor Benjamim era uma pessoa de bem e muito inteligente, eram muitas as historias que me contava do lado de la do balcao da loja do seu irmao enquanto preparava o que estava na lista que minha mae me dava para trazer para casa. Esta e uma morte que muito me toca porque e uma parte integral da minha meninice e juventude que desaparace.
    Ate sempre senhor Benjamim.

    ResponderEliminar
  4. Uma noticia muito triste. Recordo com muito carinho o Sr. Benjamim. Um homem bom. Durante anos foi ele quem fazia a cobrança das quotas da Fraterna Ajuda Cristã. De uma simplicidade e bondade que cativavam. Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  5. Que Deus o tenha! Conheço o sr. Benjamim, como conheci seus pais, desde criança, pois vivi alguns anos em Santa Maria, onde éramos vizinhos. Ia muitas vezes a sua casa, hoje demolida, buscar livros, embora na minha própria tivesse muitos também...mas os do sr Benjamim, talvez pela novidade, atraíam-me sempre. Creio que os li todos. Mais tarde, já adulta, pude comprovar que era uma pessoa em extremo generosa. Isto, além de tudo o resto que foi dito. Que Deus o recompense.

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot