fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CAPELAS

Em dia de Halloween “andei a desfilar” em ruas da vila baleeira (Capelas). Decerto seria o Benjamim a figura mais “caricata”… desci do autocarro no Rossio – andei meia dúzia de passos, entrei no café – O que é que vai? Um galão faça o favor – retorqui… Canso-me de os pedir e sou soldado raso, mais raso serei ao estrear apartamento novo.

Saibam – não quero ser “cromado” (sorria), não pretendo encandear… luz perpétua é Cristo Senhor, nosso redentor – Salvador. Sopro após sopro, bebi o liquido – “abastecido”, um até já e toca a “desfilar” – calcorreei rua um pouco extensa. No cimo surgiu duas ruas, indeciso fiquei, numa de utilizar método de rapaz, saliva para a palma da mão – um bater sobre esta e seguia-se o repingo; opção rua do maranhão; agradou-me a denominação. Com algum entusiamo, numa de pagar a rendinha da pastagem andei, andei, caminho íngreme, subidinho de mais na qual “ia deitando os bofes p’la boca fora”… Estando em terra do Maranhão admirei a paisagem que é bela. “Boaquiaberto” fiquei vendo uns pré fabricados de madeira, decerto para o turismo, não visionei a vivenda do procurador. Ao caminhar um pouco mais encontrei três marias, interrompi o diálogo ameno delas; à minha interrogação obtive um não, desconheciam o senhor.

Retrocesso; para baixo cabra manca faz viagem, entrei na travessa e rua do marujo; Ála bote Benjamim, cheguei ao cruzamento na qual uma das ruas dá para o porto, ao passar um carro particular pedi boleia, “anjo de boa vontade” levou-me ao jardim praça, anexo Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Apresentação.

Interessante este espaço com estátua homenagem ao baleeiro. Entrei no templo depois de breve oração ao Santíssimo. Entrei no arquivo, um cumprimento ao Sr. padre António da Luz, interroguei-o se sabia do seu paroquiano, a resposta que obtive é que decerto andaria deprimido. Por breves momentos recordamos o extinto saudoso padre Jacinto Monteiro, senhor de um coração onde “cabia o mundo inteiro”. Elucidou-me o senhor padre Luz que quando Padre Jacinto foi professor no seminário falava aos seminaristas da sua vivência estudantil em Coimbra, quando optou pelo sacerdócio, depois capelão prisional, e as suas idas aos hospitais – uma vida de amor. Partilhou a fé, a esperança, falava de Cristo e como Ele (Jesus) deu-Lhes o pão. Depois deste colóquio fui aos CTT, foi óptimo um momento feliz, encontrei a Patricia, filha da Vidália e do extinto e saudoso amigo Hildeberto, Patricia “esta formosa orquidea” é que me elucidou do paradeiro do senhor. Bem-haja Patricia!

Na paragem do autocarro para regresso a Ponta Delgada encontro o marisense, amigo Carvalho, com o neto às cavalitas, (pareceu-me um São Cristovão) ao conversar com uma moça de nome Fátima, uma trigueirinha, alegra-te vida minha; pois é de Vila do Porto. Marienses um falar mavioso “são como biscoito de orelha”, artísticos, saborosos e são todo ouvidos, sabem ouvir, sabem partilhar a vida…

(Novembro de 2012)
   Benjamim Carmo

Povoação, segunda-feira, 13 de novembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot