fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A EXPLORAR E DEMARCAR A POSSIBILIDADE DE NOVO TRILHO NA FREGUESIA DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS (com vídeo)

O Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios convidou um grupo de interessados em explorar e demarcar a possibilidade de criar/abrir um trilho na sua freguesia, que fosse útil a quem nos visita e à própria freguesia visando sempre algum retorno para o comércio local.

A caminhada aventureira decorreu no passado sábado, 4 de novembro, iniciando-se pelas 08h30 com um grupo constituído por 8 pessoas. Entrada junto à nova ponte entre as Lombas do Loução e Alcaide.

Seguimos junto à berma da Ribeira dos Bispos cima e uns metros mais à frente encontramos o primeiro moinho abandonado e em ruínas.

Em tempos o concelho da Povoação foi um dos mais ricos em agricultura.

A sua extensão de cultivo, só na Povoação, andava por mais de 2 mil hectares.

Predominavam variadas culturas na Povoação. Nos sítios mais altos, convenientemente surriados, davam belíssimas pastagens que eram a fertilidade e o sustento de mais de um milhar de cabeças de gado, enquanto os terrenos mais baixos produziam-se grandes quantidades de cereais e tubérculos. A chicória com produção nas terras baixas e temporãs, convenientemente adubadas chagavam a ser por alqueire de terra, de 4 e 5 toneladas às vezes mais. A cultura do tabaco que nascida para os povoacenses em 1944 também foi uma grande área de cultivo. A cultura de uma leguminosa, a fava, atingindo 60 alqueires de grão e muitas vezes mais por alqueire de terra. A cultura do trigo foi também abundante, mas em certa altura em presença do seu preço começou por não compensar e o lavrador povoacense acabou por o cultivar para seu consumo próprio. Há ainda entre muitas outras a cultura do milho, e esta sem dúvida alguma, a cultura privilegiada do lavrador povoacense. Semeavam-se grandes extensões de terrenos, chegando a atingir no cultivo deste cereal (milho), muito mais de mil hectares. A cultura do milho, representava cerca de 70% da área de cultivo dedicada a este cereal. A produção deste cereal (milho) era grande, subindo em anos favoráveis para 4 mil moios, o que levava a dizer, ser a Povoação o Celeiro desta ilha.

Sendo a Povoação afamada por ter sido o Celeiro da ilha assim se explica a quantidade de moinhos espalhados pelo nosso concelho e, na freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios no pequeno percurso que ontem fizemos, encontramos 5 moinhos degradados e 1 ainda recuperável, com muita história para expor em cada e por todo o percurso pedestre junto à deslumbrante Ribeira dos Bispos.

Seria muito interessante as entidades competentes ali desenvolverem um trilho, expondo os moinhos com o desbaste da verdura infestante à sua volta (conteiras), colocando placas em cada a contar o historial deste povo outrora trabalhador e empreendedor .

Temos potencial paisagístico e histórico, temos ali uma ribeira com beleza natural única, agora há que colocar mãos à obra delinear o melhor caminho para abrir o trilho e assim apostar em mais uma atração turística de excelência.

Um Olhar Povoacense agradece ao Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios o convite para participar nesta ato de reconhecimento, valeu muito a pena, foi uma manhã muito bem passada e com visualização de rara beleza do que é nosso.

Alertamos que ninguém deve fazer esta caminhada pela Ribeira dos Bispos sozinho, ser for o desejo de alguém o fazer, devem fazê-lo no mínimo em grupo de 3, porque os perigos existem e não há caminho aberto e delineado, há muitas pedras na ribeira com limos e muito escorregadias, toda a atenção e cuidados devem ser tidos em conta.

Para visualizar o álbum de fotos carregue no link abaixo:



Povoação, segunda-feira, 6 de novembro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot