fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MARCO VENTURA E O SEU CAMINHO DESPORTIVO - UM EXEMPLO NO MUNDO DO FUTEBOL MICAELENSE

Marco Roberto Ventura, 37 anos, conhecido no mundo futebol micaelense por Ventura. É um jovem que joga futebol e reside na Vila da Povoação. É licenciado em Gestão de Empresas, exercendo a actividade de Técnico Oficial de Contas, para além de ser um jogador de futebol de craveira. A sua vida desportiva, que é longa, aliada a um enorme palmarés ficam retratados nesta reportagem em exclusivo para o DFA.

O futebol foi desde sempre a sua grande paixão, apesar de ter praticado outras modalidades. Começou por ser atleta de salto em comprimento, tendo conseguido os mínimos regionais para poder competir a nível nacional. Foi igualmente atleta de basquetebol tendo mesmo sido convocado para a selecção de São Miguel, tudo isto até aos 13 anos de idade, enquanto ia conciliando o futebol com o atletismo e basquetebol. Porém, o amor e paixão pelo futebol foi mais forte e Marco Ventura passou a praticar apenas a modalidade do futebol.

Aos oito anos de idade começou a jogar futebol 7, em equipas concelhias e selecções concelhias que competiam por toda a ilha. Acabou por chegar à selecção da Vila da Povoação, na altura treinado pelo Professor de Educação Física, Alberto Linhares.

De salientar que muitos dos actuais jogadores de futebol de São Miguel jogaram nestas selecções, onde começaram a despontar valores do futebol, que mais tarde confirmaram essa habilidade. E a vida propriamente dita de Ventura, começa no preciso momento em que a dada altura o Mira Mar SC foi recrutar vários atletas a esta selecção, tendo Ventura sido um dos eleitos.

Ora, estava dado o grande passo do que viria a ser o grande jogador Ventura, pois realizou quase toda a sua formação no Mira Mar SC, tendo sido treinado por "velhas glórias", como Vieirinha e Carlos Manuel, entre outros. Mas o nosso interlocutor não quis deixar passar despercebido o nome dum director que o marcou bastante durante a sua formação: de seu nome João de Deus “que foi como um pai para mim, impondo regras e principalmente, mostrando que a educação e o respeito pelos mais velhos e pelos adversários, faziam também parte do futebol”.

Ainda juvenil e posteriormente como júnior do Mira Mar SC, começou a ser chamado para treinar com a equipa sénior, que tinha no seu plantel muitos e bons profissionais. Disputavam na altura os seniores a Série E, dos nacionais. “Era um futebol fortíssimo e encontrávamos equipas continentais que apresentavam um futebol já muito competitivo e com um rigor tático e técnico de elevado nível. Aprendi muito nos treinos e fiz vários jogos na equipa principal, treinada pelo técnico Joaquim Trindade. Acho importante realçar o facto de que eu ainda joguei vários jogos no extinto Torneio do Santo Cristo dos Milagres que reunia várias equipas da ilha”.

E Ventura foi dizendo que jogou contra grandes equipas nos nacionais, sempre na condição de suplente utilizado, e que isso só o engrandeceu a nível desportivo. “Nessa época, o jogo que mais me marcou foi um Operário-Mira Mar, disputado na Lagoa, e onde alinhavam na equipa fabril nomes como Pauleta e Vítor Simas, entre outros. Assim, aos 16 anos de idade, eu tive o privilégio de entrar, por 20 minutos para tentar marcar o Pauleta, que já naquela altura era um jogador acima de todos os outros. Finda esta época, foi-me proposto pelo treinador do Mira Mar SC, Joaquim Mendes, ficar em definitivo, com o plantel sénior”. Mas a escola em Ponta Delgada que frequentava falou mais alto, e teve que recusar o convite. Foi então que o FC Vale Formoso contactou Ventura e o “acolheu” no plantel júnior, na altura com 17 anos. E a pesar nesta decisão esteve o facto de ter família a viver nas Furnas. Deu-se bem nos juniores, tanto mais que em pouco tempo era chamado pelo técnico dos seniores, mister Décio (Ribeira Grande), e “lá comecei a jogar com nomes como Salsa, João Massa, Mariano Marroco e o mais marcante de todos, foi o "Expresso das Furnas" - António José Louro. Foi este senhor na época seguinte, meu treinador nos seniores no FC Vale Formoso, me fez um defesa central. É a ele que eu devo o facto de hoje em dia ser central e ter aprendido a gostar de jogar nesta posição”. E assim se passaram quatro épocas nas Furnas, tendo ao longo desse tempo recebido convites, desde o Santa Clara ao União Micaelense, mas sempre recusou por imperativo de estudos superiores na Universidade dos Açores.

Terminada a licenciatura, voltou ao Mira Mar SC, e posteriormente ingressou no União de Nordeste, treinado por João Amaral, onde fez duas épocas. As condições apresentadas segundo Ventura, pelo União Nordeste eram irrecusáveis, o que o levou a aceitar o desafio.

Mas o FC Vale Formoso volta a abrir a equipa sénior e o treinador Juranir Cunha, assim como o presidente Sandro Ferreira, conseguem levar Ventura novamente para o FC Vale Formoso, onde fez uma temporada. Na época seguinte o Mira Mar SC voltou a ser o seu clube. Militava o Mira Mar no distrital de São Miguel.

“Senti que estava na hora de voltar a "casa". Voltei ao Mira Mar SC, e cá me mantenho aos 37 anos de idade, rodeado de miúdos que têm muito talento, mas cuja mentalidade não se adequa ao mundo do futebol. Até hoje, o que mais lamento, na minha longa carreira, é o facto de nunca ter vencido a Taça de São Miguel, tendo já chegado a quatro finais. No historial do Mira Mar, a equipa sénior nunca conquistou este trofeu... e se me perguntassem qual o meu maior desejo para esta época, eu diria que seria conquistá-lo”.
 
“Nunca conheci ninguém
como o Presidente Betinho…”

“Ao longo de todos estes anos, foram vários os treinadores e directores que conheci mas nunca ninguém como o presidente Betinho, do Mira Mar. Ele, Norberto Araújo, é alguém que sente e “sofre” imenso pelo clube querendo sempre mais e melhor, mas tantas vezes é criticado injustamente. Diariamente ele tenta fazer o melhor pelo seu clube, colocando tantas vezes a sua vida de parte em prol do Mira Mar SC. É triste, mas é verdade estas injustiças…”

Relativamente às dificuldades que o seu clube do coração atravessa, não é o dinheiro que o agarra ao Mira Mar, “pois como todos sabem, o clube vive dificuldades, mas o meu amor a este clube é maior que a ambição do dinheiro. E vou ficar neste clube até que o corpo me permita jogar. Mais tarde espero abraçar as funções de treinador de futebol e ficar à frente duma equipa sénior pois pretendo continuar ligado ao futebol”.

Em jeito de conclusão, “queria referir que o maior "título" que conquistei no futebol foi o respeito que ganhei de todos os adeptos e treinadores das equipas por onde passei...isso sim, faz-me sentir orgulhoso. Queria também deixar uma palavra aos jovens de hoje para que percebam de uma vez por todas, que a parte mais importante de um jogador de futebol é a cabeça e não os pés... podem ser craques, mas se a mentalidade não o for, não chegam a lado nenhum. Treinem e esforcem-se, sempre respeitando os mais velhos e os treinadores, que mais cedo ou mais tarde, serão recompensados.

 
Mário Nunes (jornalista)

Fotos cedidas por Marco Ventura


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot