fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2018

A “FIBRA E A TÊMPERA” DOS AÇORIANOS QUE PARTIRAM PARA SANTA CATARINA HÁ 270 ANOS


O Presidente do Governo afirmou que é um “sentimento avassalador” pensar o que foi, há 270 anos, a dimensão da gesta da emigração açoriana para Santa Catarina, o que “diz muito da fibra e da têmpera” dos Açorianos que partiram para este Estado brasileiro.

“Isto é algo de uma força e de uma dimensão que, hoje em dia, com todas as facilidades do mundo moderno, nós, porventura, não nos apercebemos à primeira, mas é algo de muito poderoso e que quer dizer muito da fibra e têmpera daqueles que aqui chegaram e que são os nossos antepassados”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava quinta-feira num encontro com a comunidade açoriana e açor-descendente de Santa Catarina, no final do segundo dia da visita oficial a convite do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, que incluiu a inauguração de painel exterior de azulejos alusivo aos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

“As palavras não são suficientes para vos dar conta daquilo que sinto no final desta visita a Santa Catarina”, frisou Vasco Cordeiro, ao referir uma frase que traduz aquilo que viu em Santa Catarina: “nós podemos tirar um Açoriano dos Açores, nós nunca conseguimos tirar os Açores do coração de um homem”.

Neste encontro, o último ponto da visita a Santa Catarina, o Presidente do Governo adiantou ainda que, a partir desta visita oficial, “há um outro sentido para a expressão 'Açorianos de coração', que são aqueles que não nasceram nos Açores e não vivem nos Açores e, em alguns casos, nunca visitaram os Açores, mas sentem a Açorianidade de uma forma muita intensa. Os Açorianos de Santa Catarina”.

Nesta quinta-feira, além do encontro com a comunidade açoriana e açor-descendente, o Presidente do Governo visitou a Irmandade do Divino Espírito Santo de Santa Catarina, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e o Núcleo de Estudos Açorianos, fundado em 1984 e que está sediado na Universidade Federal de Santa Catarina.

A deslocação oficial incluirá ainda as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o Presidente do Governo manterá encontros com as comunidades açorianas nestas cidades e presidirá ao lançamento do livro 'Uma Página sobre Vitorino Nemésio', que vai decorrer na Casa dos Açores do Rio de Janeiro.

GaCS/PC

Povoação, sexta-feira, 20 de abril de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot