fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O FURNENSE ROMEU BAIROS É UM DOS CONCORRENTES SELECIONADOS PARA O FESTIVAL DA CANÇÃO 2021 (C/VÍDEO)

O cantor micaelense natural da freguesia de Furnas, concelho de Povoação, Romeu Bairos é um dos concorrentes ao Festival da Canção Nacional 2021.


É com enorme orgulho e expectativa que vamos ver e apoiar o cantor açoriano no Festival da Canção 2021. Romeu Bairos concorre com o tema “Saudade”.



A final do Festival da Canção 2021 acontece em 6 de março e sem público.


A final do Festival da Canção 2021, marcada para 06 de março, irá acontecer em estúdio e sem público, ao contrário de anos anteriores, devido à pandemia da covid-19.


O modelo do concurso, organizado pela RTP, será igual a anos anteriores, com duas semifinais - nos dias 20 e 27 de fevereiro -- e uma final -- em 06 de março, que este ano, segundo o diretor de programas da RTP, José Fragoso, "não vai ter público, sinal do tempo".

Na conferência de imprensa do Festival da Canção 2021, que decorreu `online`, José Fragoso anunciou também que as três fases do concurso serão emitidas em direto na RTP1, "logo a seguir ao Telejornal", podendo a emissão ser também acompanhada no RTP Play e na RTP Internacional.


Este ano, o Festival da Canção será disputado por 20 temas autores a competir, mais quatro do que em 2020, algo que acontece para a "comunidade artística ter oportunidade de apresentar propostas", num momento em que "as indústrias culturais têm dado uma grande prova de resistência".


"O nosso papel também é dinamizar esta área", afirmou José Fragoso.


Os nomes dos intérpretes dos 20 temas que irão disputar este ano o concurso, foram hoje revelados, com vários compositores a optarem por cantar as suas criações.


Na primeira semifinal competem: "Cheguei Aqui" (tema composto por Anne Victorino D`Almeida e interpretado por Nadine), "Dia Lindo" (composto e interpretado por Fábia Maia), "Contramão" (Filipe Melo/Sara Afonso), "Na mais profunda saudade (Hélder Moutinho/Valéria), "Mundo" (Ian), "Livros" (Irma), "Saudade" (Karetus/Karetus e Romeu Bairos), "Girassol" (Marôco), "Claro como Água" (Stereossauro/Mema.) e "Love in on my side" (Tatanka/The Black Mamba).


Na segunda semifinal irão competir: "Por um triz" (Carolina Deslandes), "I got music" (Da Chick), "Joana do Mar" (Joana Alegre), "A vida sem acontecer" (João Vieira/Graciela), "Dancing in the stars" (Neev), "Volte-Face" (Pedro da Linha/Eu.Clides), "Não vou ficar" (Pedro Gonçalves), "Jasmim" (Tainá), "Mundo Melhor" (Virgul/Ariana) e "Com um abraço" (Viviane/Ana Tereza).


Em cada semifinal serão escolhidas cinco canções para passarem à final.


Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP.


Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.


Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.


Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 18 foram convidados pela RTP e os outros dois (Marôco e Pedro Gonçalves) selecionados através da livre submissão de canções.


Os temas a concurso já podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.


A música "Medo de Sentir", interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que deveria ter acontecido nos Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia da covid-19.


Em 2021, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.


"Com a Eurovisão 2021 a aproximar-se, podemos agora revelar que todos os participantes terão garantido o direito de participar na competição. Cada país irá criar uma gravação `ao vivo` antes do concurso, que poderá ser usada caso o concorrente não possa viajar para Roterdão devido à pandemia, ou no caso de, já nos Países Baixos, ter de ficar em quarentena", refere a organização num comunicado divulgado em 18 de novembro do ano passado no `site` oficial do Festival Eurovisão da Canção.


A 65.ª edição do concurso, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, deveria ter acontecido em maio de 2020, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, devido à pandemia da covid-19, decidiu adiá-la um ano.


A organização explica que foi pedido a todas as estações de televisão participantes (no caso de Portugal é a RTP) "que gravem uma atuação ao vivo do concorrente no seu país".


Essa gravação "deverá ser entregue antes do evento, terá de acontecer num estúdio e em tempo real (tal como seria no concurso), sem qualquer edição da voz ou de qualquer parte da atuação, depois de esta ser gravada".


A organização garante que "um conjunto de diretrizes de produção irá assegurar a equidade e integridade do concurso".


"Esperemos que todos, ou a maioria, dos concorrentes possam viajar para Roterdão em maio, mas termos a gravação da atuação ao vivo garante que esta será vista por milhões de espectadores, aconteça o que acontecer", refere a organização.


As semifinais da 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.


Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).


Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.


Fonte: LUSA


Um Olhar Povoacense deseja boa sorte ao furnense Romeu Bairos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot